Irati atinge 75% da compra de alimentos para merenda escolar da agricultura familiar

22 de março de 2023 às 17:33

Através da parceria com o Governo Federal, o município de Irati ampliou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e atingiu a marca de 75% em captação de alimentos da agricultura familiar, sendo que o obrigatório é 30%. A medida representa mais alimentos de qualidade e saudáveis na merenda escolar, além do estímulo aos pequenos produtores e desenvolvimento econômico do município.

O PNAE é um programa que promove alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O Governo Federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. Desse valor repassado, 30% deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Segundo a nutricionista responsável pelo programa em Irati, Bruna Malinoski, atingir essa marca é muito importante. Além de proporcionar uma alimentação saudável nas escolas, movimenta a economia dos pequenos produtores de Irati. “Hoje, o município repassa uma contrapartida considerável para a merenda escolar. Assim, todo o dinheiro que vem do Governo Federal é investido na agricultura familiar, sem precisar comprar nos grandes centros”, detalha Bruna.

Os agricultores que fornecem frutas e verduras para as escolas e CMEIs de Irati passam por um cadastro junto a Prefeitura de Irati e recebem o incentivo por meio de licitação, tendo o compromisso de semanalmente entregar os alimentos no centro de distribuição, para separação e destinação. “Toda semana os produtores me repassam o que eles terão disponíveis para a semana seguinte, essa lista é repassada as merendeiras que escolhem os alimentos que desejam e a quantidade”, conta a nutricionista.

Mensalmente, cerca 8,5 toneladas de alimentos são repassadas ao município pelos produtores rurais de Irati e isso representa uma variedade muito grande de frutas e verduras que alunos recebem diariamente por meio da merenda escolar. “Nós sabemos que esses alimentos são de extrema qualidade, e isso complementa todo o trabalho que temos feito na Educação. Para nós é um ganho muito grande trabalhar com os agricultores do nosso município”, destaca a Secretária de Educação, Jandira Girardi.

CARDÁPIO – O cardápio é sempre montado e supervisionado pela nutricionista responsável conforme os alimentos oferecidos na semana, sempre buscando variedade e inovação. “Toda segunda-feira nós recebemos os alimentos fresquinhos e preparamos conforme o cardápio passado pela nossa nutricionista. As crianças adoram e não existe nada mais gratificante do que receber um sorriso e ouvir que eles amaram o lanche. Nós fazemos com muito amor”, detalha Gabriela Letícia Batista Nunes, merendeira do CMEI Professor José Maria Orreda.
Para os produtores rurais essa parceria fomenta a economia e os incentiva a continuar produzindo, aumentando a produção. “Para nós é uma satisfação muito grande produzir e alimentar as crianças e adolescentes do município, pois além de estarmos movimentando a economia local e incentivando o pequeno produtor, tem também o fato de estarmos alimentando as futuras gerações e isso não tem preço”, salienta José Zavoiski, produtor rural de Irati.

Com esse projeto são atendidos os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas de Irati, que recebem diariamente um cardápio variado e, acima de tudo, nutritivo.
“Com esse programa nós podemos oferecer uma alimentação saudável e diferente na escola. Hoje, elas comem de tudo, frutas, verduras, e amam”, conta Eliane Majeske, coordenadora pedagógica do CMEI Professor José Maria Orreda.

O repasse do PNAE é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
10º
Tempo limpo
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná
  • Mata ciliar aumenta 12% no Paraná com proteção de nascentes e plantio de mudas