MPPR denuncia homens que submeteram trabalhadores a condição análoga à escravidão em Cantagalo

24 de março de 2023 às 15:44

O Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra dois homens investigados por submeterem trabalhadores a condição análoga à escravidão na cidade de Cantagalo, no Centro Sul do estado. Eles teriam aliciado as vítimas – dois trabalhadores do município de Capanema – para trabalharem no serviço de calçamento público em Cantagalo. Os réus eram sócio e empregado de empresa vencedora da licitação para a prestação de serviço no Município.

De acordo com as apurações do caso, conduzidas pela autoridade policial e pela Promotoria de Justiça de Cantagalo, teria sido oferecido aos trabalhadores direito à moradia, pagamento de água e luz, além de transporte, a cada 15 dias, para visitar as respectivas famílias em Capanema. Porém, ao chegarem no local e iniciarem o serviço, a realidade foi diferente do combinado: as vítimas não receberam os salários devidos e ainda tiveram descontados gastos com alimentação. Também tinham que arcar com os custos de moradia, água e luz e não podiam retornar à cidade de origem, conforme foi prometido. Os fatos teriam ocorrido entre outubro de 2021 e março de 2022.

Ao reclamarem das condições em que viviam, os trabalhadores foram ameaçados, tendo sido dito pelos réus que “se eles ficassem mexendo com isso, passariam por cima deles com o carro”, conforme apontou o MPPR na denúncia.

Crime – Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, ou sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, ou restringindo, por qualquer meio, a sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador é crime previsto no Código Penal (Art. 149), sujeito à pena de reclusão de dois a oito anos, além do pagamento de multa. A ação penal tramita na Vara Criminal de Cantagalo, sob sigilo.

(Matéria: MPPR*).

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Tempo limpo
Curitiba
10º
Neblina
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • Rede estadual: plataformas de apoio à aprendizagem se destacam no 1º semestre
  • Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024
  • Pesquisas da UEPG sobre cavernas integram livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
  • Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados
  • Paraná é a principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil
  • Copel e Simepar desenvolvem sistema de IA para prever desligamentos por temporais