MPPR denuncia homens que submeteram trabalhadores a condição análoga à escravidão em Cantagalo

24 de março de 2023 às 15:44

O Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra dois homens investigados por submeterem trabalhadores a condição análoga à escravidão na cidade de Cantagalo, no Centro Sul do estado. Eles teriam aliciado as vítimas – dois trabalhadores do município de Capanema – para trabalharem no serviço de calçamento público em Cantagalo. Os réus eram sócio e empregado de empresa vencedora da licitação para a prestação de serviço no Município.

De acordo com as apurações do caso, conduzidas pela autoridade policial e pela Promotoria de Justiça de Cantagalo, teria sido oferecido aos trabalhadores direito à moradia, pagamento de água e luz, além de transporte, a cada 15 dias, para visitar as respectivas famílias em Capanema. Porém, ao chegarem no local e iniciarem o serviço, a realidade foi diferente do combinado: as vítimas não receberam os salários devidos e ainda tiveram descontados gastos com alimentação. Também tinham que arcar com os custos de moradia, água e luz e não podiam retornar à cidade de origem, conforme foi prometido. Os fatos teriam ocorrido entre outubro de 2021 e março de 2022.

Ao reclamarem das condições em que viviam, os trabalhadores foram ameaçados, tendo sido dito pelos réus que “se eles ficassem mexendo com isso, passariam por cima deles com o carro”, conforme apontou o MPPR na denúncia.

Crime – Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, ou sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, ou restringindo, por qualquer meio, a sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador é crime previsto no Código Penal (Art. 149), sujeito à pena de reclusão de dois a oito anos, além do pagamento de multa. A ação penal tramita na Vara Criminal de Cantagalo, sob sigilo.

(Matéria: MPPR*).

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
21º
Parcialmente nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Antônio Dinei Amaral (58 anos)
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  e o PAF  comunica o falecimento do senhor Dionisio Silvestre Roth
  • Morre aos 82 anos o ex-deputado federal Basílio Villani
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Elizabet Maria Corelo (64 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Luzia Cordiaki (48 anos)
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento do senhor Francisco Braz de Ramos aos 82 anos de idade.
  • Primeiro mês de atualização de rebanhos alcança somente 35% de registros, em Prudentópolis
  • Sindicato Rural realiza evento de pecuária moderna na linha Barra das Canoas
  • Manutenção em reservatórios pode afetar abastecimento de água em Prudentópolis e Guamiranga
  • Confira as vagas na Agência do Trabalhador de Prudentópolis nesta terça (30)
  • Pauta da sessão da Câmara Municipal de Prudentópolis desta terça-feira (30)
  • TRE nomeia servidores para os cartórios de Prudentópolis e Pitanga