do Instituto Água e Terra, IAT, Rafael Andreguetto, realizada na última quarta (22) no Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba, Andreguetto garantiu que o acesso à trilha da base do Salto São Francisco está liberada. No entanto, a partir de agora, os visitantes precisam ser acompanhados por operadores e condutores especializados cadastrados pelo IAT. A trilha havia sido interditada pelo órgão do Estado desde julho de 2022.
“O bom relacionamento que temos com o Governo do Estado faz com que as demandas ouvidas sejam resolvidas respeitando as leis e tramites legais. A partir dessa notícia, esperamos que Guarapuava possa ter o seu turismo cada vez mais alavancado, trazendo ótimos resultados economicamente, gerando assim emprego e renda para a comunidade.”, celebrou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.
O Diretor do IAT, enfatizou a importância de uma visitação de forma segura. “A trilha é de difícil acesso e exige atenção e experiência para que o turismo seja feito da melhor forma possível com as empresas e condutores credenciados, comprovando que cumprem com os requisitos de segurança.”, afirmou Andreguetto.
CADASTRAMENTO
O cadastramento de empresas de turismo, agentes e condutores, pode ser realizado através do site do IAT, pelo endereço, www.iat.pr.gov.br, na aba ESPORTE DE AVENTURA E MONTANHISMO, solicitando a autorização na prestação de serviços das atividades de ecoturismo e esportes de aventura nas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo IAT, neste caso o Parque Estadual São Francisco da Esperança.
Esta autorização faz parte do projeto Parques Paraná que tem como objetivo incluir a sociedade nas atividades permitidas em Unidades de Conservação, visando o uso público consciente, baseado na educação ambiental, pautada no respeito aos remanescentes florestais e à fauna. Através das portarias 194/2022 e 196/2022, que regulamentam o credenciamento de empresas para turismo de Esportes de Aventura.
(Matéria: Pref. de Guarapuava*).