Parque São Francisco: acesso à trilha da base do salto será reaberta a visitantes acompanhados de condutores cadastrados no IAT

24 de março de 2023 às 17:17

do Instituto Água e Terra, IAT, Rafael Andreguetto, realizada na última quarta (22) no Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba, Andreguetto garantiu que o acesso à trilha da base do Salto São Francisco está liberada. No entanto, a partir de agora, os visitantes precisam ser acompanhados por operadores e condutores especializados cadastrados pelo IAT. A trilha havia sido interditada pelo órgão do Estado desde julho de 2022.

“O bom relacionamento que temos com o Governo do Estado faz com que as demandas ouvidas sejam resolvidas respeitando as leis e tramites legais. A partir dessa notícia, esperamos que Guarapuava possa ter o seu turismo cada vez mais alavancado, trazendo ótimos resultados economicamente, gerando assim emprego e renda para a comunidade.”, celebrou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

O Diretor do IAT, enfatizou a importância de uma visitação de forma segura.  “A trilha é de difícil acesso e exige atenção e experiência para que o turismo seja feito da melhor forma possível com as empresas e condutores credenciados, comprovando que cumprem com os requisitos de segurança.”, afirmou Andreguetto.

CADASTRAMENTO

O cadastramento de empresas de turismo, agentes e condutores, pode ser realizado através do site do IAT, pelo endereço, www.iat.pr.gov.br, na aba ESPORTE DE AVENTURA E MONTANHISMO, solicitando a autorização na prestação de serviços das atividades de ecoturismo e esportes de aventura nas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo IAT, neste caso o Parque Estadual São Francisco da Esperança.

Esta autorização faz parte do projeto Parques Paraná que tem como objetivo incluir a sociedade nas atividades permitidas em Unidades de Conservação, visando o uso público consciente, baseado na educação ambiental, pautada no respeito aos remanescentes florestais e à fauna. Através das portarias 194/2022 e 196/2022, que regulamentam o credenciamento de empresas para turismo de Esportes de Aventura.

(Matéria: Pref. de Guarapuava*).

Prudentópolis
26º
Tempo nublado
Ponta Grossa
24º
Tempo nublado
Guarapuava
24º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
27º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • 68% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década
  • Segundo maior produtor nacional, Paraná se destaca pela qualidade do mel
  • IAT promove campanha para arrecadar agasalhos, cobertores e calçados em Guarapuava
  • XIII FENAFEP de Prudentópolis já tem programação divulgada. Confira!!!
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda