Sindusfarma projeta aumento de até 5,6% no preço dos medicamentos

28 de março de 2023 às 17:45

Os remédios podem subir até 5,6% a partir deste sábado (1º). Então, é importante o consumidor começar a pesquisar para garantir um bom desconto e até fugir de preços abusivos.

A projeção de aumento é do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Sindusfarma). A estimativa foi feita com base nas regras que estabelecem o reajuste de preços de medicamentos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores de produtividade e de ajustes de preços de cada setor.

O aposentado Gilberto Camargos, morador de Vicente Pires, no Distrito Federal, conta que possui toda renda comprometida com medicamentos. Ele contou que ganha um salário mínimo por mês e gasta mais de R$ 2 mil só com medicamentos. “É indescritível o tanto que [o reajuste] irá prejudicar a sobrevivência de alguém como eu, que depende de um mínimo possível para sobreviver e ainda tem que gastar tudo com medicamento. Agora sobe o medicamento, mas o salário continua do mesmo jeito”, criticou.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que o teto dos preços dos remédios não impede reajustes abusivos nas compras realizadas pelos consumidores em farmácias. É o caso, por exemplo, do Clavulin, antibiótico, que pode chegar até 86% de diferença nos preços. Já nos medicamentos genéricos, a variação ficou entre 384% no omeprazol, remédio para gastrite, e 91,9% no atenalol, um anti-hipertensivo.

Para a coordenadora do Programa de Saúde do Idec, Ana Carolina Navarréte, o consumidor deve pesquisar em sites ou lojas físicas ou até participar de programas das empresas que pedem o CPF para encontrar os melhores valores.

“O Idec recomenda que o consumidor, primeiro de tudo, pesquise, nunca aceite o primeiro preço que ele encontrar, ele pode fazer isso na internet, ligando na farmácia. Uma outra coisa é avaliar a participação em programas como Farmácia Popular, faz muita diferença um programa como esse e ele pode dar desconto de até 90% em alguns medicamentos.”

O reajuste nos remédios é feito anualmente, a partir de 31 de março, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O aumento este ano vai atingir cerca de 10 mil medicamentos disponíveis no mercado brasileiro.

(Matéria: AG. Brasil*).

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Neblina
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de José Viuczeze (55 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Virka Iachechen (85 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de José Joacir de Oliveira (57 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Pedro Pataluch (39 anos)
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Sindi-Saúde comunica o falecimento do senhor José Leonerto Dalzotto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do jovem Thiago Jacobouski dos Santos.
  • Clima tem favorecido o plantio de trigo e colheita de feijão no Paraná
  • Prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná sai para a cidade de Foz de Iguaçu pela primeira vez
  • Prudentópolis tem 10 vagas remanescentes para Tecnólogo em Gestão Pública, da Unicentro
  • Igrejas se preparam para celebração de Corpus Christi nesta quinta (08)
  • TJPR publica edital de Concorrência Eletrônica para a construção de novo fórum em Prudentópolis
  • Pauta da sessão da Câmara Municipal de Prudentópolis desta terça-feira (06)