Sanepar inicia vistoria técnica em ligações de esgoto de Irati

5 de abril de 2023 às 15:28

A Sanepar está iniciando nesta semana o trabalho de Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis de Irati, no Centro-Sul. Serão verificados em torno de 2 mil imóveis na cidade. O trabalho começa pelas proximidades do Parque Aquático e, em seguida, passará pela região central.

As vistorias têm como objetivo assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto, que repercute diretamente na prevenção de doenças, na preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente.

“O acesso ao imóvel para a vistoria é feito mediante o consentimento do morador. Durante a visita, os técnicos verificam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental”, destaca o coordenador de Redes da Sanepar na região, Vanderlei Pedroso Fernandes.

De acordo com o coordenador, nas vistorias são verificados os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha, da lavanderia e outros onde há captação de água de chuva, como ralos. “E verificamos também a existência de caixa de gordura”. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias.

REGULARIDADE – Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar, e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e não ter fossas ou sumidouros, se houver rede coletora de esgoto disponível.

Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que houver irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação. Após 30 dias a equipe volta para verificar se foram feitas as correções.

As vistorias serão realizadas pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

(Matéria: AENPr*).

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Chuvas esparsas
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024