Prefeitura de Irati anuncia contratação de segurança particular para escolas municipais

11 de abril de 2023 às 17:06

A Prefeitura de Irati, desde a semana passada, estuda formas de ampliar a segurança em escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). Na tarde desta terça-feira (11), o prefeito Jorge Derbli anunciou a contratação de 40 pessoas, através de uma empresa de segurança particular, que vão atuar no controle de acesso às instituições. O trabalho vai ocorrer aliado a diversas ações realizadas pelas forças de segurança, incluindo a orientação da comunidade para colaborar no processo e não divulgar informações falsas, que geram pânico.

Uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação contou com as presenças da secretária de Educação, Jandira Girardi, do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Lee Jhefferson de Souza, do comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, Sergio Nabozny, da tenente da Polícia Militar, Gisléia Ferreira e do comandante da Guarda Municipal, Thiago Possidonio. Na oportunidade, foram discutidas as medidas adotadas pela Prefeitura.

De acordo com o prefeito Jorge Derbli, são ações concretas para acalmar a população e proporcionar um ambiente mais seguro para os alunos. “Sabemos que os pais estão preocupados. Mas, pedimos que não entrem em pânico. Já adotamos medidas, como autorizar a contratação de seguranças que vão controlar quem entra em escolas e CMEIs”.

Derbli também ressaltou a importância da colaboração da comunidade, não propagando pelas redes sociais informações inverídicas, causando tumultuo e medo. “Qualquer suspeita entre em contato com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que estão devidamente preparadas para atender e averiguar qualquer suspeita”, acrescenta.

O major Nabozny reforçou que a população deve confiar nas autoridades policiais. “A Polícia Militar do Paraná já tem um protocolo para situações envolvendo instituições de ensino. Nossos policiais estão preparados, devidamente instruídos. O nosso serviço de inteligência está acompanhando toda e qualquer situação suspeita. Paralelamente, estamos fazendo uma instrução para as escolas, que será realizada nos próximos dias”.

A Guarda Municipal de Irati, desde a semana passada, ampliou as rondas, abordagens e, ainda, o trabalho de orientação das equipes das escolas e CMEIS. “Estamos fazendo um trabalho de aproximação escolar, conversando com os funcionários das escolas. Qualquer dúvida ou situação suspeita, estamos à disposição da comunidade”, reforça o comandante da GM, Thiago Possidonio.

O novo serviço de controle de acesso às escolas e CMEIs deve iniciar nos próximos dias.

(Informações: SECOM/Irati

Prudentópolis
12º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
12º
Tempo limpo
Curitiba
15º
Tempo limpo
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis