Prefeitura de Irati anuncia contratação de segurança particular para escolas municipais

11 de abril de 2023 às 17:06

A Prefeitura de Irati, desde a semana passada, estuda formas de ampliar a segurança em escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). Na tarde desta terça-feira (11), o prefeito Jorge Derbli anunciou a contratação de 40 pessoas, através de uma empresa de segurança particular, que vão atuar no controle de acesso às instituições. O trabalho vai ocorrer aliado a diversas ações realizadas pelas forças de segurança, incluindo a orientação da comunidade para colaborar no processo e não divulgar informações falsas, que geram pânico.

Uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação contou com as presenças da secretária de Educação, Jandira Girardi, do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Lee Jhefferson de Souza, do comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, Sergio Nabozny, da tenente da Polícia Militar, Gisléia Ferreira e do comandante da Guarda Municipal, Thiago Possidonio. Na oportunidade, foram discutidas as medidas adotadas pela Prefeitura.

De acordo com o prefeito Jorge Derbli, são ações concretas para acalmar a população e proporcionar um ambiente mais seguro para os alunos. “Sabemos que os pais estão preocupados. Mas, pedimos que não entrem em pânico. Já adotamos medidas, como autorizar a contratação de seguranças que vão controlar quem entra em escolas e CMEIs”.

Derbli também ressaltou a importância da colaboração da comunidade, não propagando pelas redes sociais informações inverídicas, causando tumultuo e medo. “Qualquer suspeita entre em contato com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que estão devidamente preparadas para atender e averiguar qualquer suspeita”, acrescenta.

O major Nabozny reforçou que a população deve confiar nas autoridades policiais. “A Polícia Militar do Paraná já tem um protocolo para situações envolvendo instituições de ensino. Nossos policiais estão preparados, devidamente instruídos. O nosso serviço de inteligência está acompanhando toda e qualquer situação suspeita. Paralelamente, estamos fazendo uma instrução para as escolas, que será realizada nos próximos dias”.

A Guarda Municipal de Irati, desde a semana passada, ampliou as rondas, abordagens e, ainda, o trabalho de orientação das equipes das escolas e CMEIS. “Estamos fazendo um trabalho de aproximação escolar, conversando com os funcionários das escolas. Qualquer dúvida ou situação suspeita, estamos à disposição da comunidade”, reforça o comandante da GM, Thiago Possidonio.

O novo serviço de controle de acesso às escolas e CMEIs deve iniciar nos próximos dias.

(Informações: SECOM/Irati

Prudentópolis
13º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
14º
Parcialmente nublado
Guarapuava
12º
Tempo limpo
Curitiba
15º
Parcialmente nublado
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
13º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra