Athletico vence o Atlético-MG e assume liderança na Libertadores

19 de abril de 2023 às 11:44

O Athletico teve nesta terça-feira (18) o seu maior desafio e também a maior vitória de 2023 até agora. Diante de um fortíssimo Atlético-MG, em um dos principais jogos do futebol brasileiro neste ano, o Furacão venceu por 2×1 e assumiu a liderança provisória do grupo G da Copa Libertadores.

Os dois times protagonizaram uma partida emocionante, com grandes lances e bonitos gols.

Vitor Roque e Terans marcaram os gols do Athletico, enquanto Paulinho fez o do Atlético-MG. Mas o grande personagem do jogo foi o goleiro Bento, que fez quatro defesas espetaculares para garantir a vitória rubro-negra. O outro jogo da rodada do grupo G é nesta quinta-feira (20), às 23h, entre Libertad e Alianza Lima.

Pela Libertadores, a próxima partida do Athletico é no dia 4 de maio, uma quinta-feira, contra o Libertad, às 21h, no Defensores del Chaco, em Assunção. Mas o Furacão volta a campo neste sábado (22), às 16h, diante do Fluminense, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasil.

O jogo

Com Christian e Rômulo em campo, o Athletico queria evitar a velocidade do Atlético-MG. Mas com um minuto de jogo Paulinho arrancou pela esquerda e obrigou Bento a fazer uma defesaça.

No lance seguinte, Rômulo pressionou a saída de bola do Galo e quase abriu o placar. O início em altíssima voltagem seguiu até a linda jogada de Vitor Roque, que passou por quatro marcadores antes de chutar com estilo no canto direito de Everson.

O gol fez o Athletico se posicionar atrás da linha da bola, dando mais campo para o Atlético-MG. No movimento defensivo, Christian ia para o lado esquerdo para que Terans pudesse ficar centralizado. Com a bola, o Furacão apostava nas trocas de posição. E encaixava os contra-ataques. Num desses lances, o Rubro-Negro ganhou um escanteio, e Paulinho desviou a bola com o braço. Após nove minutos de paralisação, o árbitro argentino Pablo Echavarría marcou o pênalti. E Terans cobrou para ampliar a vantagem.

A partida segura do Athletico era contrastada com o nervosismo do Atlético-MG. Após um início perigoso, Hulk e Paulinho passaram a ser contidos pelo Furacão – na verdade, o segredo era evitar que a bola chegasse neles. Até porque, quando chegava, vinha perigo. Bento fez mais duas ótimas defesas no final do primeiro tempo – no chute colocado de Paulinho e na bomba de Battaglia.

O segundo tempo do Athletico

O Atlético-MG voltou na mesma toada, pressionando o Athletico. Mas o jogo estava mais aberto, porque o Furacão aproveitava mais as saídas em velocidade, principalmente quando a bola passava por Terans e por Vitor Roque. A partida também era mais tensa, e com mais lances polêmicos. Aos 17 minutos, Hyoran marcou, mas o lance foi impugnado por impedimento de Jemerson após a ação do VAR. Para dar mais velocidade, Paulo Turra tirou Rômulo e colocou Thiago Andrade.

Mas na primeira bola em que Hulk e Paulinho tiveram total liberdade, o Atlético-MG marcou. Hulk girou sobre Zé Ivaldo, arrancou e tocou para Paulinho, que tirou do alcance de Bento para marcar o primeiro do Galo. E a partir daí o jogo virou uma loucura. Os mineiros saíram com tudo para frente, e o Athletico voltou todo para se defender. Vitor Roque e Terans saíram para as entradas de Pablo e Cuello.

Na reta final do jogo, Hugo Moura entrou no lugar de Christian para tentar bloquear a entrada da área. Mas a pressão do Atlético-MG era muito forte. Hulk e Hyoran ameaçaram muito o gol do Athletico. E o jogo era emocionante. Na arrancada de Thiago Andrade, Mariano parou o lance, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Bento ainda fez mais um milagre, já nos acréscimos, para assegurar três pontos importantíssimos para o Furacão.

Ficha técnica

COPA LIBERTADORES
Grupo G – 2ª Rodada – 18/04/2023

ATHLETICO 2×1 ATLÉTICO-M

Athletico
Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Pedro Henrique e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Christian (Hugo Moura); Terans (Cuello), Rômulo (Thiago Andrade) e Vitor Roque (Pablo).
Técnico: Paulo Turra

Atlético-MG
Everson; Mariano, Mauricio Lemos, Jemerson e Dodô (Hyoran); Battaglia, Zaracho e Patrick; Pedrinho (Vargas), Paulinho e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Pablo Echavarría (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
VAR: Hector Paletta (ARG)
Gols: Vitor Roque 6 e Terans 35 do 1º; Paulinho 24 do 2º
Cartões amarelos: Mariano, Paulinho (CAM)
Cartão vermelho: Mariano
Renda: R$ 931.480,00
Público total: 27.401

Fonte Banda B

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
20º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados