Festa do Trabalhador de Guarapuava vai contar com show de Michel Teló

24 de abril de 2023 às 17:16

Em 1º de maio, o mundo celebra o Dia do Trabalhador. O momento é sempre pautado por conquistas e desafios, bem como, da busca por direitos para todas as pessoas que ganham o sustento por meio de seu trabalho.

Em Guarapuava, a exemplo do ano passado (2022) a comemoração desta data que é considerada uma das mais importantes no calendário brasileiro, será em grande estilo.

Para celebrar o momento, o prefeito Celso Góes adiantou que uma vasta programação vem sendo preparada pela Secretaria de Turismo e Eventos, com apoio de outras Pastas do município.

“Em 2021, por causa da pandemia, infelizmente, não pudemos comemorar o Dia do Trabalhador em nossa cidade. No ano passado (2022), com a ajuda e os esforços de todos, fizemos uma grande festa. E agora, em 2023, estamos preparando uma celebração ainda maior e muito mais fantástica. Nossos trabalhadores merecem e nossa cidade se mostra cada vez mais acolhedora e palco dos grandes eventos. Eu convido a todos para que venham comemorar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, junto com todos nós”, grifa o prefeito.

O show nacional com Michel Teló está marcado para às 20h do dia 1º, no Parque do Lago, segundo a prefeitura.

Doação de animais e distribuição de mudas

Durante todo o dia, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava realizará a distribuição de mudas, fornecerá orientação sobre destinação correta de resíduos sólidos.

Além da extensa programação, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Canil Municipal, realizará a Feira de Adoção de Animais, a partir das 9h, e permanecerá durante o resto do dia. Somente serão doados cães filhotes e adultos (castrados). Para quem deseja adotar, é necessário ser maior de idade e levar documentos pessoais para registro (RG e CPF).

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (42) 3142 1819

Ações culturais

A Secretaria de Cultura (SECULT), promoverá contação de histórias por meio do projeto “Biblioteca Ambulante”, além de coordenar o palco com a atração “Pratas da Casa”.

“Em nosso espaço cultural, teremos contação de história por meio do nosso Projeto Biblioteca Ambulante. Além disso, vamos coordenar o palco com apresentações ‘Pratas da Casa’, que abre espaço para nossos artistas locais em diversas áreas”, contou a secretária de Cultura do município, Rita Felchak.

SOBRE O DIA DO TRABALHADOR

Comemorado em 1 de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é um momento para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda a Europa.

Ao escolher 1 de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

PARCERIAS

A Festa do Trabalhador de Guarapuava é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, com a participação das Secretarias de Comunicação (SECOM), Agricultura, Esportes e Cultura. No dia do evento, as demais Secretarias do município participarão com informações e orientações.

Clique AQUI e confira a programação completa do evento.

(Matéria: Assessoria*).

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • Rede estadual: plataformas de apoio à aprendizagem se destacam no 1º semestre
  • Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024
  • Pesquisas da UEPG sobre cavernas integram livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
  • Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados
  • Paraná é a principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil
  • Copel e Simepar desenvolvem sistema de IA para prever desligamentos por temporais