Governador participa de encontro com a Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília

26 de abril de 2023 às 09:24

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (25) de um almoço promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O encontro aconteceu na sede do grupo, em Brasília, com a presença de deputados federais que compõe a frente e de outros governadores estaduais, e serviu para discutir questões relacionadas a demarcação de terras e articulação de enfrentamento às invasões no campo.

Durante o encontro, o governador defendeu a importância do agronegócio para a economia paranaense e brasileira e a necessidade de se respeitar a propriedade privada para que o setor possa continuar a se desenvolver.

“A vocação do Paraná é produzir alimentos para o mundo e isso só pode ser feito com segurança jurídica. Por isso, o Estado cumpre a lei para garantir que os produtores que geram riqueza possam trabalhar com tranquilidade”, afirmou.

Ratinho Junior falou sobre o contexto estadual nas reintegrações de posse. “Desde 2019, nós cumprimos mais de 100 reintegrações de posse determinadas pela Justiça de invasões que ocorreram em anos anteriores e a agilidade com que fizemos as desocupações desestimulou novas invasões.

Agora, com a pandemia sob controle, os estados precisam voltar a atuar rapidamente no cumprimento às ordens judiciais atendendo a necessidade daquelas pessoas que tiveram o direito à propriedade reconhecido”, afirmou.

O deputado federal paranaense Pedro Lupion, que assumiu a presidência da FPA em fevereiro deste ano, frisou que foram convidados a participar das discussões os chefes dos executivos estaduais que se posicionaram publicamente contra as invasões de terras.

“As invasões de propriedades privadas são problemas que afetam todo o Brasil e por isso convidamos dez governadores que se manifestaram contrários a essa conduta.

O governador Ratinho Junior já se posicionou publicamente sobre o assunto diversas vezes e assim como outras lideranças, tem deixado claro que o Brasil não aceita mais, em pleno 2023, o ataque à propriedade privada e à Constituição”, declarou.

FPA – Criada em 2002 como Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária, o grupo passou a ser denominado Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) a partir de 2008 de acordo com a regulamentação da Câmara dos Deputados.

O objetivo da FPA é estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional.

Dentre as prioridades da Frente, estão a modernização da legislação trabalhista, fundiária e tributária e a regulamentação da questão de terras indígenas e áreas quilombolas, a fim de garantir a segurança jurídica necessária à competitividade do setor. Atualmente, a FPA reúne mais de 200 parlamentares de diversos partidos e é considerada a mais influente nas discussões, articulações e negociações de políticas públicas no âmbito do Poder Legislativo.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o vice-presidente do Senado, Zequinha Marinho; o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim; os governadores de Goiás, Reinaldo Caiado; e do Mato Grosso, Mauro Mendes; o governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves; e os parlamentares que compõem a FPA, incluindo os deputados federais paranaenses Sérgio Souza, Marco Brasil, Geraldo Mendes, Dilceu Sperafico e Nelsinho Padovani.

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Parcialmente nublado
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis