Detran apresenta a campanha Maio Amarelo na Assembleia Legislativa

9 de maio de 2023 às 08:10

Na abertura da sessão plenária desta segunda-feira (8), a Assembleia recebeu a visita da direção do Detran/PR para apresentação da “Campanha Maio Amarelo 2023”, que nesta edição traz o tema “No trânsito, escolha a vida” para conscientizar motoristas e pedestres de que não colocar outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas e evitar acidentes e lesões nas estradas e ruas brasileiras.

No Paraná, a campanha foi oficialmente instituída por proposição do deputado Hussein Bakri (PSD) com a Lei Estadual nº 18.624, de 20 de novembro de 2015.

Desde então, órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada promovem anualmente, ao longo do mês de maio, inúmeras atividades de conscientização por um trânsito mais seguro em todo o estado.

O autor da lei, deputado Hussein Bakri (PSD) declarou que “o Paraná assumiu na sua integralidade a execução do que prevê a Lei do Maio Amarelo, campanhas de incentivo à prevenção de acidentes, conscientização e divulgação da importância de se encarar o trânsito com seriedade. As estatísticas mostram que 90% das mortes no trânsito são provocadas por falhas humanas”.

“Portanto, há um campo e uma necessidade enormes de que todos nós sejamos mais atentos e prudentes ao volante. Esse é o objetivo do ‘Maio Amarelo’, que criamos em 2015 para conscientizar os motoristas paranaenses. Se uma vida for salva graças à campanha, já terá valido à pena”, concluiu o deputado Bakri.

Sensibilização

O diretor-geral do Detran/PR, Adriano Furtado, fez uma apresentação dos dados da Campanha nesses 10 anos e disse que o objetivo do Maio Amarelo deste ano é sensibilizar a sociedade.

“Nesta primeira década de segurança viária tivemos uma redução muito importante no número de mortos, mas estamos com um compromisso maior, a proposta é de redução de 50% no número de mortes, tendo como base o ano de 2018 até o 2028, e para que isso aconteça teremos que fazer uma série de políticas em cadeia, movimentar toda uma estrutura”.

“Já temos equipes debatendo o tema “trânsito” permanentemente nos três poderes, estamos trazendo as ações que estão no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para dentro das nossas secretarias, para dentro do Detran.

Há também um debate continuado com as instituições para além das estruturas públicas, a sociedade civil organizada, os polos geradores de fluxo, estão todos mobilizados para que dentro das suas estruturas possamos chegar ao sucesso desta ação. É um momento muito importante em nosso estado de trazer o tema trânsito mais presente nos municípios.

Estatísticas

Segundo o Datasus, na primeira década de ação pela segurança no trânsito, em 2011, o Paraná registrou 3.365 óbitos por acidentes de trânsito, enquanto em 2021, o índice foi de 2662 óbitos.

De acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Renaest), em 2022, no Paraná, foram 89.957 envolvendo 140.966 veículos envolvidos, contabilizando o índice de 10,043 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Segundo o Detran/PR, outra ação dedicada que inibe e educa o bom comportamento no trânsito são as obras de sinalização viária e para tanto, já estão ocorrendo serviços de engenharia e sinalização viária em 22 municípios e 24 outros municípios já foram licitados até abril de 2023, totalizando 46 municípios, com investimento, estimado da ordem de mais de R$ 11 milhões. Ao todo, 278 municípios já estão aptos para formalização dos convênios.

Multas

A diretor-presidente ainda comentou sobre a chamada ‘indústria da multa’ e declarou que o objetivo da multa é inibir a infração e nunca foi arrecadatório. “A multa não é algo desejável por nós, ela é uma ferramenta, ela é utilizada e é necessária, mas não pode ser a principal.

Dentro destas sensibilizações, nós estamos focando muito mais em ações educativas do que efetivamente fiscalizações com o intuito de multar ou de retirar veículos.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Parcialmente nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
15º
Tempo nublado
Londrina
18º
Parcialmente nublado
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Verônica Bida aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr João Borges dos Santos aos 33 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Helena Malanczuk Giloski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Luiz Vicente Magalhães
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Estefania André aos 73 anos.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Eleutério Lopes de Oliveira Neto
  • Defesa Civil de Prudentópolis emite alerta à população
  • Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma
  • Cresol é reconhecida no Prêmio Líderes do Agronegócio
  • Unicentro pode prosseguir concurso, mas recebe ordem para adequar futuros editais
  • Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em algumas regiões do Paraná
  • Prudentópolis realiza evento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher