O governador em exercício Darci Piana sancionou o projeto de lei do deputado estadual Marcio Pacheco (REP), que estabelece o Dia 8 de Setembro como Dia Estadual do Terço dos Homens e inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Publicada no Diário Oficial do Estado, a proposição foi convertida na Lei Estadual 21.458/2023.
O movimento católico Terço dos Homens tem como objetivo o fortalecimento da fé católica e a maior participação dos homens de várias gerações em suas comunidades e paróquias.
Para o Deputado Marcio Pacheco a data comemorativa promoverá movimentos de peregrinação, ações de celebração, de comemoração e de divulgação visando incentivar os homens a rezar.
“Para mim é motivo de grande alegria ser o autor dessa lei sancionada pelo nosso governador que institui, aqui no Paraná, o dia 8 de setembro, dia da natividade de Nossa Senhora, como sendo o dia de celebração do terço dos homens.
Este movimento tem como objetivo aproximar os homens de suas paróquias. Os homens se sentem acolhidos nesse ambiente, reza o terço por sua família, busca se aproximar de Deus. Promover a oração é certamente promover também uma sociedade melhor”, ressalta Pacheco.
O Terço dos Homens é um movimento católico mariano que consiste na reza de um grupo de mistérios do rosário (terço) semanalmente, por um grupo de homens leigos, chamados de tercistas, em paróquias ou centros comunitários.
No exterior, há notícias de grupos de homens que se reúnem para a oração do terço desde 1912. No Brasil o primeiro registro da expressão Terço dos Homens data de 8 de setembro de 1936, quando frei Peregrino estabeleceu um grupo de oração, no estado de Sergipe. O dia 8 de setembro tem grande importância para os católicos pois é o Dia da Natividade de Nossa Senhora.
Além do Paraná, o movimento do Terço dos Homens já é reconhecido por lei em alguns estados do Brasil, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Este ano a peregrinação do Terço dos Homens à Basílica de Nossa Senhora, em Aparecida (SP), reuniu mais de 70mil tercistas, sendo considerada a maior peregrinação brasileira até o momento.