Athletico vira nos acréscimos e vence um Atletiba emocionante

15 de maio de 2023 às 08:34

Um Atletiba emocionante. É o melhor resumo para o jogo de número 355 na história do clássico.

O Coritiba ficou duas vezes na frente, mas o Athletico buscou o placar e venceu por 3×2, neste domingo (14), na Arena da Baixada, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Com mais de 30 mil pessoas e as duas torcidas, foi o grande jogo do nosso futebol em 2023.

O Athletico teve mais a iniciativa do jogo, mas o Coritiba foi eficiente. Saiu na frente com Marcelino Moreno, mas Pablo empatou. Robson recolocou o Coxa na frente, mas já nos acréscimos Willian Bigode empatou e Canobbio virou. A torcida atleticana foi ao delírio em um jogo eletrizante do primeiro ao último minuto.

Após o Atletiba, os próximos dias do Athletico serão puxados. Quarta-feira (17), às 21h30, o Furacão enfrenta o Botafogo pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena da Baixada.

Depois vêm dois jogos fora – sábado (20), às 18h30, o Furacão encara o Bragantino no Nabi Abi Chedid pela sétima rodada do Brasileirão, e no dia 23 (terça), tem o Atlético-MG às 19h no Mineirão. Já o Coritiba tem uma semana cheia de treinamentos para enfrentar o mesmo Galo no sábado, às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro.

O Atletiba

Com Pablo e Vitor Roque novamente jogando juntos, o Athletico se montou para pressionar o Coritiba, que veio com três zagueiros de ofício e com Marcelino Moreno na armação.

E o Atletiba começou com o Furacão em cima, e com três minutos Christian acertou a trave. O Coxa se postava todo atrás da linha da bola, tentando sair em bolas longas.

Mas foi na qualidade do camisa 10 alviverde que o placar foi aberto. Aos 19 minutos, Moreno ganhou de Pablo e chutou no canto, sem chances para Bento, que estava encoberto.

Com o Coritiba em vantagem no Atletiba, a estratégia defensiva foi reforçada. O escape alviverde era com Jamerson e Moreno pela esquerda. Já o Athletico demorou a assimilar o gol adversário, errando passes e ameaçando menos o gol de Gabriel. 

A marcação alviverde tinha cinco marcadores na primeira linha e mais quatro na segunda, o que impedia o avanço rubro-negro. Apenas já nos acréscimos o Furacão conseguiu entrar na área do Coxa, mas Erick errou o domínio. Já os visitantes ameaçavam mais, e Zé Roberto fechou a etapa inicial quase surpreendendo Bento.

O segundo tempo

O Athletico voltou do intervalo com Madson e Zé Ivaldo nos lugares de Khellven e Pedro Henrique. E com apenas três minutos veio o empate. A jogada de Fernando pela esquerda funcionou, e Pablo se antecipou a Bruno Viana para deixar tudo igual.

O Furacão se impunha adiantando os laterais e deixando o Coritiba preso no seu campo de defesa. A ponto de Gabriel fazer um milagre ao defender os chutes de Pablo e de Erick à queima-roupa. A terceira tentativa de Paulo Turra no Atletiba foi com Vitor Bueno no lugar de Terans.

No domínio atleticano, um erro na saída de jogo abriu o caminho para o segundo gol do Coritiba. Na falha pela direita, Zé Roberto arrancou e tocou para Robson, que estava livre no meio da área para marcar. Aí o Athletico foi para o tudo ou nada com Willian Bigode e Canobbio nos lugares de Pablo e Christian. Antônio Carlos Zago resolveu mexer e colocou Rodrigo Pinho, Victor Luís e Boschilia.

A pressão rubro-negra fez efeito já nos acréscimos, quando a defesa alviverde falhou de novo e Willian Bigode fez o gol de empate. Mas o Furacão não estava satisfeito, e no último lance Erick ganhou de Henrique e rolou para Canobbio definir o placar de um Atletiba emocionante.

Ficha técnica

CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 6ª Rodada

ATHLETICO 3×2 CORITIBA

Athletico
Bento; Khellven (Madson), Thiago Heleno, Pedro Henrique (Zé Ivaldo) e Fernando; Fernandinho, Erick e Christian (Canobbio); Terans (Vitor Bueno), Pablo (Willian Bigode) e Vitor Roque.
Técnico: Paulo Turra

Coritiba
Gabriel; Marcos Vinícius, Bruno Viana, Henrique, Chancellor e Jamerson (Victor Luís); Liziero (Mateus Bianqui), Bruno Gomes e Marcelino Moreno (Kaio César); Robson (Boschilia) e Zé Roberto (Rodrigo Pinho).
Técnico: Antônio Carlos Zago

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Gols: Marcelino Moreno 19 do 1º; Pablo 3, Robson 21, Willian Bigode 46 e Canobbio 52 do 2º
Cartões amarelos: Canobbio (CAP); Marcelino Moreno, Bruno Gomes, Marcos Vinícius (CFC)
Renda: R$ 1.318.250,00
Público total: 31.252

Fonte Banda B

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
18º
Parcialmente nublado
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias