Unicentro dá início ao ano letivo de 2023

15 de maio de 2023 às 17:46

A manhã dessa segunda-feira (15) marcou a entrada na educação superior da Angela Heloísa de Matias.

Ela é aluna da primeira turma do curso de Direito e saiu de São Miguel do Iguaçu para estudar na Unicentro.

“Eu estava nas universidades estaduais, para fazer vestibular, e eu encontrei a Unicentro através dessas pesquisas. Eu vi que ela se classificava muito bem no MEC e eu vi que ia ser o primeiro ano do curso. Então, como eu já ia fazer outras faculdades, eu decidi fazer a da Unicentro também”, conta.

Angela é uma dos 5.011 estudantes – entre calouros e veteranos – que dão início, hoje, às atividades de ensino, pesquisa e extensão do ano letivo de 2023 na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Eles estão matriculados em um dos 42 cursos ofertados – entre bacharelados e licenciaturas – em três câmpus universitários (o Cedeteg e o Santa Cruz, em Guarapuava; e o de Irati) e nas em quatro unidades avançadas (Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis).

Ano letivo que começa com novidades, segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. Além do curso de Direito, a universidade também passa a ofertar a licenciatura em Pedagogia, na unidade avançada de Coronel Vivida. “É a primeira oferta, estamos com boas expectativas”. Já os estudantes de Medicina, iniciam o internato “em alguns hospitais de Guarapuava e em algumas Unidades Básicas de Saúde, inclusive fora do nosso município”.

Em meio a novidades, as expectativas positivas também são destacadas pelo professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da instituição. “Iniciamos esse ano letivo com várias expectativas positivas com a recepção de novos estudantes que vêm a nossa Unicentro em busca de uma profissão, em busca de novos projetos de ensino, de pesquisa, de extensão, de prestação de serviço. Estão entrando em uma universidade de muita qualidade, uma universidade pública, gratuita; uma universidade que não mede esforços para fazer sempre melhor”.

O reitor Fábio afirma que a universidade deve aumentar o número de bolsas ofertadas a seus alunos. Com isso, espera colaborar para que os estudantes tenham condições de permanecer na universidade até a conclusão da graduação. “Nós estamos sim muito felizes com esse início do ano letivo de 2023 e vamos trabalhar para que seja o ano que a gente tenha o menor número, a menor evasão dos últimos tempos”, explica.

(Matéria: Unicentro/reprodução*).

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
12º
Neblina
Londrina
14º
Neblina
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Antônio Dinei Amaral (58 anos)
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  e o PAF  comunica o falecimento do senhor Dionisio Silvestre Roth
  • Morre aos 82 anos o ex-deputado federal Basílio Villani
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Elizabet Maria Corelo (64 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Luzia Cordiaki (48 anos)
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento do senhor Francisco Braz de Ramos aos 82 anos de idade.
  • Vigilância Sanitária promove campanha de combate ao tabagismo em Prudentópolis
  • Homem é acusado de ameaçar pai com faca, em Inácio Martins
  • Após chuvas intensas, DER/PR fecha Estrada da Graciosa preventivamente até esta quinta
  • Primeiro mês de atualização de rebanhos alcança somente 35% de registros, em Prudentópolis
  • Sindicato Rural realiza evento de pecuária moderna na linha Barra das Canoas
  • Manutenção em reservatórios pode afetar abastecimento de água em Prudentópolis e Guamiranga