Ivaí confirmou cinco casos de dengue. A informação foi publicada nas redes sociais pela secretária de Saúde do município, Nicoli Crocoli. A cidade é vizinha à Prudentópolis.
Conforme a secretária, este foi o primeiro ano em que um caso da doença foi diagnosticado em Ivaí.
“Significa que temos o transmissor doente no município e que as pessoas precisam redobrar os cuidados visto a gravidade da doença”, explicou Nicoli ao Portal Nossa Gente.
Dos cinco casos confirmados, três são importados, que são os casos contraídos em outra cidade. Os outros dois são autóctones, contraídos em Ivaí, o que indica que a atenção deve ser ainda mais redobrada na região. Duas das cinco pessoas já se recuperaram.
Conforme a secretaria de Saúde, os casos autóctones foram contabilizados um no Centro da cidade e outro na localidade Bom Jardim.
Em entrevista, a secretária elencou certas prudências que não devem faltar aos moradores quando o assunto é a dengue. Entre os pontos, está a atenção para não deixar água parada em pneus, latas e outros recipientes, o uso de determinados repelentes, e um dos mais importantes, a permissão da “visita dos agentes de endemias, os quais realizam as orientações sobre a dengue”, concluiu Nicoli.
Em casos de sintomas como dor de cabeça, dores atrás dos olhos, febre alta e manchas vermelhas pelo corpo, o cidadão deve procurar atendimento médico.
Paraná
De acordo com o último boletim semanal da dengue no estado, mais 8.299 casos de dengue e 13 óbitos foram confirmados. Ao todo, são 54.083 confirmações e 42 mortes em decorrência da doença.
(Matéria: Redação Nossa Gente*).