Seis casos de dengue são confirmados em Irati

24 de maio de 2023 às 09:45

O boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (23), confirma mais seis casos da doença, em Irati, no mês de maio.

O informe revela que desde o início do ano o município registrou 23 confirmações, sendo 17 autóctones, quando a doença é contraída na cidade de residência, e os outros seis casos são considerados importados.

A Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, tem realizado ações para o enfrentamento da dengue, como visitas em residências, comércios e também em ferros-velhos, cemitérios, floriculturas e demais locais onde possa ter criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Nossa rotina tem sido visitar possíveis criadouros, fazendo a eliminação de água parada e principalmente a orientação aos moradores. A maior aliada no combate à Dengue é a população”, conta Vilma Acácia Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak, alerta a população para que em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

“Outro fato que vale lembrar é que diferente da Covid e das gripes em geral, paciente contaminado não tem sintomas respiratórios. É muito importante beber muito líquido e caso sentir os sintomas procurar uma unidade de saúde, pois na suspeita de dengue o paciente não pode usar anti-inflamatórios”, aponta.

Denise ainda reforça que é muito importante refazer o teste, por existirem casos de falso negativo, pois muitas vezes, principalmente quando paciente coleta exame antes do 5º dia do início dos sintomas, “a Vigilância Epidemiológica entra em contato e solicita nova amostra para pesquisar anticorpos.

Muitos pacientes por melhorarem se recusam a fazer essa nova coleta, porém é muito importante que seja feita e não tem custo nenhum”, frisa a enfermeira.

É fundamental o diagnóstico laboratorial de dengue. Atualmente existem 4 subtipos. Os pacientes são contaminados por cada subtipo apenas uma vez, se tornando mais grave a cada contaminação. Em Irati foi registrado até o momento apenas o subtipo 1, o mais leve do quadro.

ZIKA E CHIKUNGUNYA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya.

Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika. Já o panorama de chikungunya, o município registrou dois casos importados no mês de janeiro e nenhum por contágio em Irati.

CUIDADOS – Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

DADOS DO ESTADO — Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 12.206 casos de dengue e nove óbitos em decorrência da doença no Paraná. Agora, são 66.289 diagnósticos confirmados e 51 mortes desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2022.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
27º
Tempo nublado
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vanderlei Venuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Antonio Ailton Surek
  • É com pesar que a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Rosalia Muzeka Hanysz aos 85 anos de idade.
  • Com Pesar que comunicamos o falecimento do pequeno Miguel Antônio Rodrigues Lima, aos 21 dias de vida
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Paulina Novossad Denicieicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Teodosia Maria Papirniak
  • PCPR na Comunidade leva serviços para população de três municípios do Paraná
  • Governo entrega relatório de monitoramento do PPA 2024-2027 à Assembleia Legislativa
  • Rota da Inovação leva mais de 400 alunos da rede estadual para conhecer ambientes inovadores
  • Em Umuarama, técnicos do IAT devolvem à natureza jiboia com 1,6 metro
  • Sicredi é novamente reconhecido como líder em inovação aberta no Brasil pelo ranking 100 Open Startups
  • Serviço de verificação de óbito do Paraná recebe visita técnica do Ministério da Saúde