Seis casos de dengue são confirmados em Irati

24 de maio de 2023 às 09:45

O boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (23), confirma mais seis casos da doença, em Irati, no mês de maio.

O informe revela que desde o início do ano o município registrou 23 confirmações, sendo 17 autóctones, quando a doença é contraída na cidade de residência, e os outros seis casos são considerados importados.

A Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, tem realizado ações para o enfrentamento da dengue, como visitas em residências, comércios e também em ferros-velhos, cemitérios, floriculturas e demais locais onde possa ter criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Nossa rotina tem sido visitar possíveis criadouros, fazendo a eliminação de água parada e principalmente a orientação aos moradores. A maior aliada no combate à Dengue é a população”, conta Vilma Acácia Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak, alerta a população para que em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

“Outro fato que vale lembrar é que diferente da Covid e das gripes em geral, paciente contaminado não tem sintomas respiratórios. É muito importante beber muito líquido e caso sentir os sintomas procurar uma unidade de saúde, pois na suspeita de dengue o paciente não pode usar anti-inflamatórios”, aponta.

Denise ainda reforça que é muito importante refazer o teste, por existirem casos de falso negativo, pois muitas vezes, principalmente quando paciente coleta exame antes do 5º dia do início dos sintomas, “a Vigilância Epidemiológica entra em contato e solicita nova amostra para pesquisar anticorpos.

Muitos pacientes por melhorarem se recusam a fazer essa nova coleta, porém é muito importante que seja feita e não tem custo nenhum”, frisa a enfermeira.

É fundamental o diagnóstico laboratorial de dengue. Atualmente existem 4 subtipos. Os pacientes são contaminados por cada subtipo apenas uma vez, se tornando mais grave a cada contaminação. Em Irati foi registrado até o momento apenas o subtipo 1, o mais leve do quadro.

ZIKA E CHIKUNGUNYA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya.

Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika. Já o panorama de chikungunya, o município registrou dois casos importados no mês de janeiro e nenhum por contágio em Irati.

CUIDADOS – Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

DADOS DO ESTADO — Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 12.206 casos de dengue e nove óbitos em decorrência da doença no Paraná. Agora, são 66.289 diagnósticos confirmados e 51 mortes desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2022.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Comemoração aos 118 anos de Prudentópolis terá Show Especial com Padre Ezequiel Dal Pozzo
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
  • Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução