Seis casos de dengue são confirmados em Irati

24 de maio de 2023 às 09:45

O boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (23), confirma mais seis casos da doença, em Irati, no mês de maio.

O informe revela que desde o início do ano o município registrou 23 confirmações, sendo 17 autóctones, quando a doença é contraída na cidade de residência, e os outros seis casos são considerados importados.

A Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, tem realizado ações para o enfrentamento da dengue, como visitas em residências, comércios e também em ferros-velhos, cemitérios, floriculturas e demais locais onde possa ter criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Nossa rotina tem sido visitar possíveis criadouros, fazendo a eliminação de água parada e principalmente a orientação aos moradores. A maior aliada no combate à Dengue é a população”, conta Vilma Acácia Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak, alerta a população para que em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

“Outro fato que vale lembrar é que diferente da Covid e das gripes em geral, paciente contaminado não tem sintomas respiratórios. É muito importante beber muito líquido e caso sentir os sintomas procurar uma unidade de saúde, pois na suspeita de dengue o paciente não pode usar anti-inflamatórios”, aponta.

Denise ainda reforça que é muito importante refazer o teste, por existirem casos de falso negativo, pois muitas vezes, principalmente quando paciente coleta exame antes do 5º dia do início dos sintomas, “a Vigilância Epidemiológica entra em contato e solicita nova amostra para pesquisar anticorpos.

Muitos pacientes por melhorarem se recusam a fazer essa nova coleta, porém é muito importante que seja feita e não tem custo nenhum”, frisa a enfermeira.

É fundamental o diagnóstico laboratorial de dengue. Atualmente existem 4 subtipos. Os pacientes são contaminados por cada subtipo apenas uma vez, se tornando mais grave a cada contaminação. Em Irati foi registrado até o momento apenas o subtipo 1, o mais leve do quadro.

ZIKA E CHIKUNGUNYA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya.

Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika. Já o panorama de chikungunya, o município registrou dois casos importados no mês de janeiro e nenhum por contágio em Irati.

CUIDADOS – Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

DADOS DO ESTADO — Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 12.206 casos de dengue e nove óbitos em decorrência da doença no Paraná. Agora, são 66.289 diagnósticos confirmados e 51 mortes desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2022.

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Parcialmente nublado
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis