Marino Bobato foi vereador e presidente da Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis

26 de maio de 2023 às 13:14

Faleceu nesta sexta-feira, 26/05, o prudentopolitano Elói Marino Bobato, aos 73 anos, vítima de problemas de saúde os quais vinha se tratando há algum tempo.

Pessoa amplamente relacionada na comunidade local e regional, se destacou como agropecuarista, líder ruralista, político e comunitário, figurando como presidente da Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis, além de vários mandatos na função de dirigente.

Sempre foi ativo participante dos movimentos políticos locais, sendo membro de partidos políticos, como o PMDB, onde foi eleito como Vereador na legislatura 1993 a 1996, conquistando 1006 votos, onde também desempenhou funções na Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Também foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Elzevir Saviski, pelo PMDB, nas eleições municipais de 1996, quando alcançaram 4920 votos.

Na atividade agropecuária, iniciou com atividades de criação e comércio de suínos ao lado de seu pai, na região de Linha Papanduva de Baixo, onde residia, na sede da Fazenda Progresso, hoje polo de referência na implantação de novas tecnologias de produção nas áreas de milho, feijão, soja e trigo, além da criação de suínos.

Inclusive, foi grande produtor e incentivador da produção de erva-mate, onde realizava trabalho de colheita e secagem de erva em unidades na sua propriedade, comercializando posteriormente a erva já cancheada.

Por muitos anos também foi referência na criação de ovinos e caprinos, chegando a possuir rebanhos superiores a trezentas cabeças, investindo em várias raças.

Na área social, sempre participou ativamente dos movimentos religiosos, figurando como liderança na realização de eventos festivos e sociais, colaborando com obras de melhorias e inovações em prol da sua comunidade e de outras próximas, além de auxiliar diversas famílias carentes.

Nesta legislatura, Joacir Bobato, um de seus cinco filhos é Vereador da Câmara Municipal de Prudentópolis. O Presidente do Poder Legislativo Municipal, Vereador Lademiro Budnik, em nome de todos os Vereadores e Servidores da câmara, emite nota com Votos de Pesar pelo seu falecimento.

Prudentópolis
11º
Tempo nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
10º
Neblina
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
  • Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução
  • Piana apresenta potenciais logísticos e turísticos para nova cônsul do Paraguai