STF remarca para junho julgamento sobre descriminalização de drogas

26 de maio de 2023 às 15:10

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 1° de junho a retomada do julgamento que trata da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.

O caso seria analisado nesta semana, mas foi adiado em função do julgamento do ex-senador Fernando Collor.

A questão começou a ser analisada em 2015, mas foi paralisada por um pedido de vista.

O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). As penas previstas são brandas: advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas.

Até o momento, três ministros – Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes – votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas.

O recurso sobre o assunto possui repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.

(Matéria: Ag. Brasil*).

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Parcialmente nublado
Guarapuava
Parcialmente nublado
Curitiba
Neblina
Londrina
13º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Sindi-Saúde comunica o falecimento do senhor José Leonerto Dalzotto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do jovem Thiago Jacobouski dos Santos.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  e o PAF  comunica o falecimento da senhora Josiane Scavronski aos 30 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Miguel Bosak
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Antônio Dinei Amaral (58 anos)
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  e o PAF  comunica o falecimento do senhor Dionisio Silvestre Roth
  • Melhor queijo do Estado é de Marechal Cândido Rondon; confira os ganhadores do prêmio
  • Prefeitura instala 120 novas lixeiras na área central de Prudentópolis
  • Polícia cumpre mandado de prisão na Vila Mariana
  • Prefeitura de Guarapuava e forças de segurança realizam 2ª Operação Geada de 2023
  • Moradores de Prudentópolis e Guamiranga podem ter abastecimento de água afetado nesta quinta (01)
  • Vigilância Sanitária promove campanha de combate ao tabagismo em Prudentópolis