O Athletico perdeu para o Grêmio por 2×1, na tarde deste sábado (27), na Arena da Baixada, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
O Furacão somou a sua terceira derrota consecutiva na temporada – quarto revés nesta Série A. Diante de um Tricolor bastante mexido, o Rubro-Negro falhou defensivamente e contou com uma tarde pouco produtiva do seu ataque. Cuiabano e Bruno Uvini marcaram para os visitantes. Vitor Roque descontou.
O resultado deixa o Athletico na oitava colocação, com 12 pontos, ainda com oito jogos a serem realizados na rodada.
O Rubro-Negro defendia uma longa invencibilidade dentro dos seus domínios, que vinha desde a temporada passada. O Furacão agora junta os cacos e volta a campo diante do Botafogo, no Engenhão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (ida terminou 3×2 para os paranaenses).
Com uma escalação ofensiva, o Athletico logo partiu para cima e por pouco não abriu o placar em sua primeira chegada. De frente para o gol, Vitor Roque tentou um toque de cobertura, mas a bola saiu.
O Furacão controlou a posse no seu campo de ataque, enquanto o Grêmio se fechou e buscou explorar as saídas em contra-ataque. A resposta gaúcha veio em chute perigoso de Vina, que assustou Bento.
Com pouco espaço na defesa adversária, o jogo se desenhou como um teste de paciência para o Athletico. Entretanto, o Grêmio seguiu perigoso. Cuiabano, cara a cara com Bento, chutou ao lado.
O próprio atleta tricolor não perdoou minutos depois, em lance de bate e rebate na área rubro-negra, e abriu o placar: 0x1. Dono de oito viradas do ano, o Furacão reagiu imediatamente.
Vitor Bueno lançou Roque em velocidade, e o atacante bateu com capricho para empatar. Antes do fim da primeira etapa, o Grêmio pressionou, mas Bento evitou que o Rubro-Negro fosse para o intervalo atrás.
Se era esperado uma pressão rubro-negra na volta do intervalo, isso não foi visto. Pelo contrário. Em lance de escanteio, Bruno Uvini subiu entre os zagueiros atleticanos e balançou as redes: 1×2.
A partir daí, o jogo ficou nervoso e os amarelos começaram a ser distribuídos. O Tricolor Gaúcho passou a gastar tempo para segurar o resultado, prejudicando o andamento do duelo.
Para ganhar mais poderio ofensivo, Paulo Turra abriu mão do lateral Fernando, machucado, e colocou o atacante Cuello. Terans também foi para o jogo.
Com as alterações, o Athletico tentou ensaiar uma reação, mas criava um baixo número de oportunidades.
Do outro lado, o Grêmio fechou os espaços e povoou a sua área. Canobbio, de fora da área, obrigou ótima defesa de Adriel. Erick pelo alto também tentou, mas não tirou do goleiro adversário. Foram as únicas boas chances de empatar. O Furacão não conseguiu evitar a sua primeira derrota em casa em 2023.
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 8ª Rodada
ATHLETICO 1×2 GRÊMIO
Athletico
Bento, Madson (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando (Cuello); Erick, Christian (Alex Santana) e Vitor Bueno (Willian Bigode); Canobbio, Pablo (Terans) e Vitor Roque.
Técnico: Paulo Turra
Grêmio
Adriel; Bruno Uvini, Bruno Alves e Gustavo Martins; Fabio (Diogo Barbosa), Cuiabano (João Pedro), Villasanti, Mila (Lucas Silva) e Reinaldo; Vina (André Henrique) e Everton Galdino (Nathan).
Técnico: Renato Portaluppi
Local: Arena da Baixada
Horário: 16h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Igor Júnio Benevenuto (Fifa-MG)
Onde assistir: Rede Furacão, CazéTV
Gols: Cuiabano aos 31′ do 1°T, Vitor Roque aos 34′ do 1°T, Bruno Uvini aos 3′ do 2°T
Cartões amarelos: Vitor Bueno e Thiago Heleno (CAP); Reinaldo, Adriel e André Henrique (GRE)
Renda: R$ 1.242.450
Público total: 25.966