Governador apresenta potenciais turísticos do Paraná na abertura do Festival das Cataratas

1 de junho de 2023 às 08:41

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou uma série de ações do Estado voltadas ao turismo paranaense e destacou o bom momento do setor durante a abertura do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios.

O evento iniciou nesta quarta-feira (31) e segue até a sexta-feira (2) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com a expectativa de receber 8 mil visitantes.

O Paraná registrou o maior avanço do setor em volume de turistas no mês de março no Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro.

O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura estão entre as principais iniciativas para impulsionar o turismo, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz, ressaltou o governador. “Duas ferramentas básicas fazem com que o setor cresça: infraestrutura e uma boa prestação de serviços, que são primordiais para que os visitantes venham, retornem a ainda falem bem dos nossos atrativos”, disse.

“Não são apenas as grandes obras que impulsionam o turismo. Investimentos pontuais são muitas vezes um diferencial para fazer com que diferentes segmentos turísticos, como o de natureza, rural, religioso e gastronômico, vão para frente e contribuam com o desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou.

“Estamos recebendo muitos turistas estrangeiros, com novos voos internacionais confirmados para o Estado, mas não abrimos mão do turismo doméstico, que também tem um enorme potencial”.

Recentemente, foram anunciados duas novas rotas entre a capital paranaense e Montevidéu, no Uruguai, da Azul, e entre Foz do Iguaçu e Lima, no Peru, da Latam.

O governador destacou que um dos principais atrativos nacionais, as Cataratas do Iguaçu bateram recorde de visitação em abril, recebendo cerca de 150 mil turistas.

E o movimento do setor pôde ser observado em todas as regiões. As visitas nas unidades de conservação do Estado quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado, recebendo 209.812 visitantes no período.

“Foz do Iguaçu é a cidade, junto com o Rio de Janeiro, que tem a maior vocação para o turismo no Brasil. E este evento coloca o Paraná como protagonista no setor. Estamos crescendo muito”, disse. “O número de visitantes em Foz está superando os dados anteriores à pandemia.

E isso se reflete em outras regiões, com o turismo crescendo muito também em Curitiba, Ponta Grossa e nos municípios que contam com lagos e represas que são utilizados para atividades de lazer”.

Ratinho Junior ressaltou ainda que o setor é estratégico na geração de empregos e para fazer girar a economia, principalmente dos pequenos negócios. “Turismo é deslocamento de PIB, porque traz visitantes de todas as partes do mundo para gastar nas cidades do nosso Estado. E isso gera muito emprego, principalmente no setor de serviços”, salientou.

Presente na abertura dos Festival das Cataratas, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, salientou que o evento contribui para divulgar a imagem do Brasil, fomentar novos negócios e impulsionar a economia. “A iniciativa reforça a capacidade do setor em movimentar os negócios e, consequentemente, gerar renda para nosso País.

O turismo tem contribuído cada vez mais com a economia brasileira e deve arrecadar R$ 752 bilhões somente neste ano, o que equivale a 7,8% do PIB nacional”, disse.

NOVAS AÇÕES – O Governo do Estado encaminhou neste mês para a Assembleia Legislativa do Paraná um pacote de ações, composto de cinco projetos de lei, para ampliar o fomento e o incentivo ao turismo e melhorar a infraestrutura turística.

Os textos propõem a criação de cinco programas: Paraná+Viagem, Paraná+Eventos, Paraná+Sinalizado, Paraná Turismo+Seguro e Paraná Turismo+Infra.

Eles têm como objetivo ampliar a participação dos 399 municípios no turismo de eventos, modernizar a infraestrutura e vigilância dos espaços públicos e viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turísticos.

Os textos partiram de estudos feitos pela equipe da nova Secretaria de Estado de Turismo (Setu), que mapeou as principais necessidades e oportunidades para o setor.

Outro marco da nova gestão foi a recriação da criação da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), com o objetivo de promover o potencial turístico do Paraná e ampliar os empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional através do turismo.

A estrutura passou a incorporar o Viaje Paraná, serviço social autônomo responsável pela elaboração de políticas públicas de turismo e ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no Exterior.

FESTIVAL DAS CATARATAS – Um dos principais eventos do turismo nacional, o Festival das Cataratas está em sua 18ª edição e espera receber 8 mil visitantes em três dias de evento.

Ele é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), além do apoio do Governo do Estado e da Paraná Turismo.

O festival conta com uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios.

A área de exposição foi montada em um espaço de 7 mil metros quadrados, com a presença de mais de 1,3 mil marcas dos diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros.

“O festival é fundamental porque está dentro da maior estrela do turismo do Paraná, que são as Cataratas do Iguaçu, um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil e uma das Sete Maravilhas da Natureza”, destacou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

“Queremos utilizar essa boa imagem de Foz do Iguaçu para vender os diferentes atrativos do Paraná, para que o Estado se torne um destino turístico, para fomentar todos os municípios que têm vocação para receber visitantes”.

Entre os eventos paralelos, um dos destaques é o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio).

O objetivo do encontro é promover a conexão entre pessoas e empresas interessadas em desenvolver negócios, serviços e produtos em Unidades de Conservação (UC).

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; a ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Afara; os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; e da Comunicação, Cleber Mata; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; o superintendente do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta; o deputado federal Vermelho; os deputados estaduais Mateus Vermelho, Luís Corti e Denian Couto; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; e o idelizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli.

Prudentópolis
12º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
12º
Tempo limpo
Curitiba
15º
Tempo limpo
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis