Athletico vence o Botafogo e encerra jejum

5 de junho de 2023 às 16:45

O Athletico terminou com a série de derrotas. Neste sábado (3), na Arena da Baixada, o Furacão venceu o Botafogo por 1×0 e subiu no Brasileirão.

Com o resultado, o Rubro-Negro fecha o dia na quarta posição do campeonato e ganha embalo para o jogo da Copa Libertadores. Do lado carioca, nada muda, seguindo na liderança, apenas com risco de adversários se aproximarem.

Foi um jogo bastante disputado na Arena da Baixada. O Athletico teve uma atuação mais organizada, principalmente no sistema defensivo, que vinha de uma série de partidas levando gols. E, na frente, Alex Santana marcou o gol da vitória, num belo chute de média distância. Na etapa final, o Furacão soube se defender e praticamente impediu o Botafogo de atacar.

Agora, o Athletico se volta totalmente para a Libertadores. Nesta terça-feira (6), o Furacão encara o Libertad, às 19h, na Arena da Baixada. A vitória pode classificar a equipe com uma rodada de antecedência no grupo G. No Brasileirão, a próxima partida é no domingo (11), contra o América, no Independência, pela Libertadores. Pela Copa Sul-Americana, o Botafogo tem a LDU na terça às 23h em Quito.

O jogo do Athletico

Com alguns titulares poupados (Madson, Thiago Heleno, Erick e Christian), o Athletico se preservava. Mas começava no campo de ataque – tanto que logo no início da partida Canobbio obrigou Lucas Perri a trabalhar. Bento também precisou fazer importante defesa no chute de Lucas Fernandes. Era uma partida bem jogada e equilibrada. Furacão e Botafogo tinham desenhos táticos muito semelhantes, principalmente no sistema de marcação. Uma situação que pedia a individualidade, o drible, o lance que quebra as linhas.

Depois de um início em alta velocidade, o jogo caiu de produção por volta dos 20 minutos. Foi um tempo em que os dois setores de criação apresentavam falhas – do lado do Athletico, Terans aparecia pouco; do lado do Botafogo, Eduardo fazia falta. Mas o Furacão tinha mais controle da partida, impedindo que os visitantes chegassem perto da área de Bento. Só que o adversário era perigoso, principalmente com Tiquinho Soares. Quando a etapa se encaminhava para um 0x0, Alex Santana acertou um lindo chute e abriu o placar.

Segundo tempo

O Botafogo tentou pressionar na volta do intervalo, adiantando o meio-campo e espetando Hugo e Di Plácido. O Athletico tinha o contra-ataque desenhado. Luís Castro tentava dar gás novo ao time com as entradas de Lucas Piazon, Victor Sá e Janderson, enquanto Paulo Turra foi mantendo o onze inicial. Os visitantes tinham mais posse, mas não chegavam com perigo. E os donos da casa tiveram pelo menos três chances para matar o jogo, mas Canobbio e Terans erraram.

Apenas aos 34 minutos Turra mudou o Athletico, colocando Thiago Andrade, Christian e Erick. A saída de Vitor Roque mostrava a preocupação para a partida da terça contra o Libertad. Era um momento em que o Botafogo tentou acelerar o ritmo, mas ameaçando pouco. Com Thiago Heleno e Rômulo em campo, o Furacão controlou a partida, garantiu a vitória e acabou com o jejum.

Ficha técnica

CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 9ª Rodada

ATHLETICO 1×0 BOTAFOGO

Athletico
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Fernando; Hugo Moura (Thiago Heleno), Alex Santana (Erick) e Terans (Christian); Canobbio (Rômulo), Cuello e Vitor Roque (Thiago Andrade).
Técnico: Paulo Turra

Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido (Rafael), Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê (Kayque), Marlon Freitas e Lucas Fernandes (Janderson); Júnior Santos (Lucas Piazon), Luís Henrique (Victor Sá) e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Alex Santana 41 do 1º
Cartões amarelos: Alex Santana, Pedro Henrique (CAP); Kayque (BOT)
Renda: R$ 705.375,00
Público total: 18.684

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Parcialmente nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Vanda Lopes de Oliveira aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • Porco de estimação que pesa 90kg chama atenção nas ruas de Curitiba: “Não vai pra ceia”
  • Com Piso Único e cofinanciamento, Paraná fortalece políticas de assistência social
  • Catedral Imaculada Conceição realiza em Prudentópolis a abertura do ano jubilar 2025
  • Samu bate recorde de atendimentos e Siate tem renovação histórica na frota
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano