74 estudantes participam da turma 2023 do Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro

12 de junho de 2023 às 14:20

Os 74 estudantes da 18ª turma do Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro iniciaram, na semana passada, a preparação para os processos seletivos que dão acesso ao ensino superior.

As aulas são uma ação extensionista da instituição e possuem cunho social. Os estudantes não pagam nada para participar.

A qualidade da preparação ofertada pelo cursinho pode ser aferida pelos resultados obtidos pelos estudantes nos últimos anos. O índice de aprovação, segundo a Unicentro, é de 90%. As aulas vão até outubro.

“Esse nicho do pré-vestibular é importante para marcar a presença social da universidade, atendendo pessoas que talvez não tivessem condições financeiras de pagar pelo cursinho, que é um investimento muito alto, que tem expectativa de entrar em universidade pública, gratuita e de qualidade, como é a Unicentro.

Elas também podem aprimorar os seus conhecimentos, implementar ideias e conhecer os cursos da universidade”, destaca o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas,.

“Muitos alunos que passam pelo cursinho são aprovados em instituições renomadas, inclusive conosco na Unicentro. É uma satisfação desenvolver esse projeto, que tem esse cunho social e essa importância para a sociedade, de apoiar esses alunos, que estão estudando ou concluindo o ensino médio”, avalia a professora Lucélia de Souza, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro.

“Além das disciplinas tradicionais, eles contam com suporte dos alunos do quarto ano de Pedagogia para um projeto de orientação vocacional e profissional. Muitos deles, mesmo que venham fazer o cursinho, ainda estão em dúvida, então é um momento de pensar melhor no futuro”, explica a professora Rosângela Abreu do Prado Wolf, coordenadora pedagógica do Pré-Vestibular.

A principal meta do Arthur Felipe Schulz Neto, um dos inscritos, é revisar os conteúdos que vão cair no vestibular da Unicentro. “Meu foco é Medicina Veterinária. Então vai ser muito bom esse período.

Eu, por exemplo, tenho muito problema em estudar em casa sozinho. Eu tenho muita distração. Então, eu espero que o cursinho vá me ajudar a focar”, conta. As aulas ocorrem no câmpus de Guarapuava.

CURSO – O Pré-Vestibular Unicentro foi criado em 2009 e iniciou suas atividades em 2010, no câmpus Cedeteg, com o objetivo de proporcionar uma formação complementar aos estudantes e egressos do ensino médio público, na busca da democratização do acesso à universidade pública.

O projeto também possibilita aos estudantes de graduação e pós-graduação colocar em prática parte do conhecimento adquirido na universidade em um processo de troca de saberes com os estudantes da rede pública.

Para participar, o candidato passa por um processo seletivo que é composto por duas etapas: a primeira é constituída de uma prova de conhecimentos gerais e redação; a segunda etapa é uma análise socioeconômica.

Podem se inscrever estudantes dos 3º e 4º anos (regular e técnico, respectivamente), bem como egressos do ensino médio da rede pública de Guarapuava e região.

Os estudantes oriundos de instituições de ensino privadas, na condição de bolsistas integrais, também podem participar.

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
11º
Tempo nublado
Guarapuava
12º
Tempo nublado
Curitiba
10º
Tempo nublado
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires