Aula magna marca início da primeira turma do curso de Direito da Unicentro

19 de junho de 2023 às 17:11

No ano em que completa 33 anos de criação, a Unicentro comemora mais uma conquista: a efetivação da oferta do curso de Direito. Essa realização foi marcada por uma Aula Magna na última sexta-feira (16). Os professores e estudantes da primeira turma do bacharelado – ofertado no câmpus Santa Cruz –, assim como outros membros da comunidade universitária, receberam o juiz federal e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Fabrício Bittencourt da Cruz, que falou sobre os desafios da vocação.

O convidado abordou o tema “Como entender e se destacar em Direito na era da inteligência artificial”. A conversa, segundo o palestrante, buscou provocar e inspirar os estudantes a vivenciarem, de fato, a jornada acadêmica. “Provocá-los a olharem o seu futuro pessoal, olharem o que está acontecendo ao nosso redor e se prepararem, desde já, para isso. Alunas e alunos inspirados fazem movimentos gigantes em prol da comunidade”, compartilhou.

A primeira turma de Direito da Unicentro tem 38 estudantes matriculados. Alunos que, de acordo com o coordenador do curso, professor Luiz Vergílio Dalla Rosa, contarão com uma formação atualizada e em consonância com as mudanças pelas quais o mundo passa.

“É um curso que começa bastante atual, são alunos que vão ser recebidos para conseguir entrar na prática jurídica e na sociedade, diferente de um curso jurídico tradicional. A nossa expectativa é ofertar algo que não exista na nossa região no Direito. Vamos, de fato, manter os pilares da universidade bem ativos”, detalhou.

Um dos estudantes dessa primeira turma é Joel Duarte Júnior. “Foi um momento simbolicamente muito importante. O dia em que, oficialmente, começamos a dar um passo maior, com um entendimento maior do que é estar dentro sala de aula, com esses nossos professores, que já nos têm trazido experiências fantásticas”, disse.

O reitor e o vice-reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, acompanharam a aula magna e também destacaram a importância deste momento para a universidade. “Queremos que o nosso curso seja inovador, que realmente atenda aos anseios da sociedade. Mas, principalmente, que pense, que sempre traga novidades e que esteja sempre avançando”, afirmou Fábio.

“É um marco para a Unicentro. Uma expectativa de muitos anos, uma expectativa da comunidade da Unicentro, do câmpus Santa Cruz. Primeiro por ser um curso novo e, segundo, por ser um curso de tamanha importância e relevância para a sociedade, para a comunidade – um curso de Direito gratuito, de qualidade, aqui na nossa Unicentro, uma universidade pública que atende toda a comunidade da região”, avaliou Ademir.

CONQUISTA

O Governo do Estado em abril de 2022 a criação do curso de Bacharelado em Direito na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no campus Santa Cruz, em Guarapuava. Esse foi o segundo curso autorizado depois de sancionada a Lei Geral das Universidades (LGU), que estabeleceu uma série de parâmetros de gestão para as instituições estaduais de ensino superior – o primeiro curso foi Direito para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Apucarana, na região do Vale do Ivaí.

(Matéria: AENPR*).

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
11º
Tempo nublado
Guarapuava
12º
Tempo nublado
Curitiba
10º
Tempo nublado
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires