Aula magna marca início da primeira turma do curso de Direito da Unicentro

20 de junho de 2023 às 08:57

No ano em que completa 33 anos de criação, a Unicentro comemora mais uma conquista: a efetivação da oferta do curso de Direito. Essa realização foi marcada por uma Aula Magna na última sexta-feira (16).

Os professores e estudantes da primeira turma do bacharelado – ofertado no câmpus Santa Cruz –, assim como outros membros da comunidade universitária, receberam o juiz federal e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Fabrício Bittencourt da Cruz, que falou sobre os desafios da vocação.

O convidado abordou o tema “Como entender e se destacar em Direito na era da inteligência artificial”. A conversa, segundo o palestrante, buscou provocar e inspirar os estudantes a vivenciarem, de fato, a jornada acadêmica.

“Provocá-los a olharem o seu futuro pessoal, olharem o que está acontecendo ao nosso redor e se prepararem, desde já, para isso. Alunas e alunos inspirados fazem movimentos gigantes em prol da comunidade”, compartilhou.

A primeira turma de Direito da Unicentro tem 38 estudantes matriculados. Alunos que, de acordo com o coordenador do curso, professor Luiz Vergílio Dalla Rosa, contarão com uma formação atualizada e em consonância com as mudanças pelas quais o mundo passa.

“É um curso que começa bastante atual, são alunos que vão ser recebidos para conseguir entrar na prática jurídica e na sociedade, diferente de um curso jurídico tradicional.

A nossa expectativa é ofertar algo que não exista na nossa região no Direito. Vamos, de fato, manter os pilares da universidade bem ativos”, detalhou.

Um dos estudantes dessa primeira turma é Joel Duarte Júnior. “Foi um momento simbolicamente muito importante. O dia em que, oficialmente, começamos a dar um passo maior, com um entendimento maior do que é estar dentro sala de aula, com esses nossos professores, que já nos têm trazido experiências fantásticas”, disse.

O reitor e o vice-reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, acompanharam a aula magna e também destacaram a importância deste momento para a universidade.

“Queremos que o nosso curso seja inovador, que realmente atenda aos anseios da sociedade. Mas, principalmente, que pense, que sempre traga novidades e que esteja sempre avançando”, afirmou Fábio.

“É um marco para a Unicentro. Uma expectativa de muitos anos, uma expectativa da comunidade da Unicentro, do câmpus Santa Cruz.

Primeiro por ser um curso novo e, segundo, por ser um curso de tamanha importância e relevância para a sociedade, para a comunidade – um curso de Direito gratuito, de qualidade, aqui na nossa Unicentro, uma universidade pública que atende toda a comunidade da região”, avaliou Ademir.

CONQUISTA – O Governo do Estado em abril de 2022 a criação do curso de Bacharelado em Direito na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no campus Santa Cruz, em Guarapuava.

Esse foi o segundo curso autorizado depois de sancionada a Lei Geral das Universidades (LGU), que estabeleceu uma série de parâmetros de gestão para as instituições estaduais de ensino superior – o primeiro curso foi Direito para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Apucarana, na região do Vale do Ivaí.

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
12º
Chuviscos
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Vestibular de Inverno 2024 da UEM registra menor abstenção dos últimos 15 anos
  • Mais de 1,5 mil pessoas se qualificaram em cursos gratuitos de turismo no Paraná
  • Piana recebe ministro da Pesca e apresenta produtores de tilápia do Norte do Paraná
  • Portos do Paraná registram novo recorde histórico de movimentação mensal
  • Refis regularizou quase R$ 1 bilhão em débitos fiscais no Paraná desde abril
  • Paraná avança para ser 1º governo subnacional a adotar créditos de biodiversidade