Secretária de Assistência Social de Irati recebe homenagem na Alep

20 de junho de 2023 às 09:28

A secretária municipal de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na quarta-feira (14), pelo trabalho desenvolvido com a população idosa, sendo o município considerado uma referência no Estado.

O evento foi uma proposição do deputado estadual e 1º secretário da Alep, Alexandre Curi, da Escola do Legislativo e do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (CEDI/PR).

Com a presença de especialistas na área, o Legislativo paranaense promoveu a sessão especial “A Importância do Fortalecimento do Controle Social na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. O encontro debateu as políticas para o setor e reforçou a importância da conscientização da população sobre o assunto.

Sybil comenta que recebeu a homenagem com sentimento de gratidão, principalmente por ter representado todos os secretários de assistência social do Paraná e por Irati ser destaque no atendimento à população idosa. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e do comprometimento de muitas pessoas. Também pela gestão sensível do prefeito Jorge Derbli e da vice Ieda, que colocaram essa pauta em destaque, com a estruturação de projetos, serviços e programas voltados aos idosos. Irati merece ser essa referência”, comenta a secretária.

O evento, que faz alusão ao Julho Violeta, mês da conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, foi presidido pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Assembleia. A parlamentar lembrou a necessidade de reforço na assistência a esta camada da população. “Hoje o Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esse número vai a chegar a 30 milhões de cidadãos. A pessoa idosa tem vários direitos, entre eles o direito a liberdade, respeito, dignidade, trabalho, habitação, transporte, justiça, segurança pública, entre outros”, frisou.

Os deputados Professor Lemos (PT) e Fabio Oliveira (PODE) também participaram do encontro, assim como a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.

IRATI –  A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento e Política da Pessoa Idosa, oferta diversas atividades para as pessoas acima de 60 anos. Entre elas, oficinas de caminhada e alongamento, artesanato, yoga e relaxamento, práticas corporais, bingo, cinema e eventos pontuais, como viagens. O trabalho também é voltado à promoção dos direitos dos idosos, com campanhas de conscientização.

Entre os serviços prestados pelo departamento estão o mapeamento e diagnóstico da população idosa, disque apoio (marcação de consulta médica, retirada de medicamentos, realização de compras em farmácias e supermercados) e, ainda, o serviço de escuta, feito em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Também são realizados atendimentos individualizados, visitas domiciliares e encaminhamentos a serviços públicos, como de saúde e assistência.

Atualmente, por mês, são atendidos aproximadamente 180 idosos.

 

COMPLEXO SOCIAL CIDADE DO IDOSO – Está em fase final a obra do Complexo Social Cidade do Idoso, pioneiro no Paraná. O espaço, localizado no CT Willy Laars, reunirá uma série de serviços, como atividades físicas, atenção à saúde específica para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural. Os usuários poderão passar o dia no local de forma gratuita, retornando para suas casas no fim da tarde. A capacidade é para até 500 pessoas.

O objetivo é proporcionar atendimento regionalizado, integrando os 10 municípios da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), que envolve além de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

CIDADE AMIGA DO IDOSO – Irati, em 2022, recebeu o reconhecimento de Cidade Amiga do Idoso, uma ação conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar a promoção de políticas públicas e a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O programa tem como principal objetivo incentivar os municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável.

As ações realizadas pela Prefeitura visam tornar Irati mais humana e acolhedora, uma cidade que cuida e respeita sua população idosa.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
21º
Parcialmente nublado
Curitiba
21º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Jorge Antonio
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Spachuka Demenjon
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Evaristo Pontarolo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Ana Struz aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Teresinha Aparecida Carlos Pereira
  • Maurício Bosak recebe homenagem por ter sido o autor do Projeto de Lei da co-oficialização da língua ucraniana em Prudentópolis
  • Não é cedo? Frio dá as caras e dez cidades tiveram madrugada mais fria de 2025 nesta sexta
  • IAT devolve à natureza gambás-de-orelha-branca reabilitados em programa de voluntariado
  • Empresária Luciana Mysko Agibert Silva, recebe o Prêmio Mulher Empreendedora
  • IAT resgata falcão peregrino ferido que percorreu 7,3 mil quilômetros desde os EUA
  • DER/PR alerta para riscos do descarte irregular de lixo em rodovias estaduais