Aliel pede responsabilidade nos trabalhos da CPMI dos atos golpistas

21 de junho de 2023 às 08:46
Aliel pede responsabilidade nos trabalhos da CPMI dos atos golpistas

Parlamentar ponta-grossense integra Comissão que irá analisar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas ouviu nesta terça-feira, 19, o depoimento do primeiro convocado. Durante todo o dia, Silvanei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) respondeu a perguntas dos integrantes.

Ele também é investigado pela PF por conta da atuação da instituição em 30 de outubro, no 2º turno das eleições. Na ocasião, a PRF realizou centenas de blitzes de fiscalização no transporte público, especialmente na região Nordeste.

O deputado federal Aliel Machado (PV) é um dos membros da CPMI e falou sobre a importância da responsabilidade e equilíbrio durante os trabalhos. “O objetivo principal de uma CPMI não pode ser mais a disputa política e sim de explorar o máximo de informação possível para produzir um relatório que contribua com o que já está acontecendo em outras instâncias, que é a investigação”, lembrou ele. 

Alie destacou ainda que é preciso respeitar as opiniões e deixar as regras estabelecidas. “É preciso ter muita responsabilidade e entender que desvendar esses fatos é defender a democracia. Precisamos defender as instituições, inclusive o Congresso Nacional, que foi atacado”, disse ele. 

Durante seu depoimento, o ex-diretor-geral da PRF negou que a instituição tenha atuado politicamente no segundo turno das eleições presidenciais para favorecer o então candidato Jair Bolsonaro, fazendo operações de fiscalização principalmente na região Nordeste, onde o candidato Lula liderava as pesquisas de intenção de voto.

“Nós entendemos que os atos que ocorreram no dia 8 são anteriores a essa data. Eles foram orquestrados com várias ações desde o período eleitoral. E essa possibilidade de questionar o Silvinei é uma peça chave nesse xadrez da investigação”, afirmou Aliel. 

Novos depoimentosNo início da reunião, deputados e senadores aprovaram três requerimentos, para ouvir o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Marco Edson Gonçalves Dias; o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo da Cunha e o coronel Jean Lawand Júnior, que teve divulgadas conversas com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Nessas conversas, Lawand supostamente pedia ao então presidente que desse ordem para a deflagração de um golpe de estado.

O presidente da CPMI, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA) afirmou que será seguida, nos depoimentos, a ordem cronológica estabelecida pelo plano de trabalho da relatora.

Ele acrescentou que a primeira série de oitivas, antes do recesso previsto para julho, deve se concentrar nos episódios anteriores a 8 de janeiro.

Com Agência Câmara de Notícias

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
15º
Tempo nublado
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Verônica Bida aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr João Borges dos Santos aos 33 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Helena Malanczuk Giloski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Luiz Vicente Magalhães
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Estefania André aos 73 anos.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Eleutério Lopes de Oliveira Neto
  • Defesa Civil de Prudentópolis emite alerta à população
  • Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma
  • Cresol é reconhecida no Prêmio Líderes do Agronegócio
  • Unicentro pode prosseguir concurso, mas recebe ordem para adequar futuros editais
  • Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em algumas regiões do Paraná
  • Prudentópolis realiza evento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher