Aliel pede responsabilidade nos trabalhos da CPMI dos atos golpistas

21 de junho de 2023 às 08:46
Aliel pede responsabilidade nos trabalhos da CPMI dos atos golpistas

Parlamentar ponta-grossense integra Comissão que irá analisar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas ouviu nesta terça-feira, 19, o depoimento do primeiro convocado. Durante todo o dia, Silvanei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) respondeu a perguntas dos integrantes.

Ele também é investigado pela PF por conta da atuação da instituição em 30 de outubro, no 2º turno das eleições. Na ocasião, a PRF realizou centenas de blitzes de fiscalização no transporte público, especialmente na região Nordeste.

O deputado federal Aliel Machado (PV) é um dos membros da CPMI e falou sobre a importância da responsabilidade e equilíbrio durante os trabalhos. “O objetivo principal de uma CPMI não pode ser mais a disputa política e sim de explorar o máximo de informação possível para produzir um relatório que contribua com o que já está acontecendo em outras instâncias, que é a investigação”, lembrou ele. 

Alie destacou ainda que é preciso respeitar as opiniões e deixar as regras estabelecidas. “É preciso ter muita responsabilidade e entender que desvendar esses fatos é defender a democracia. Precisamos defender as instituições, inclusive o Congresso Nacional, que foi atacado”, disse ele. 

Durante seu depoimento, o ex-diretor-geral da PRF negou que a instituição tenha atuado politicamente no segundo turno das eleições presidenciais para favorecer o então candidato Jair Bolsonaro, fazendo operações de fiscalização principalmente na região Nordeste, onde o candidato Lula liderava as pesquisas de intenção de voto.

“Nós entendemos que os atos que ocorreram no dia 8 são anteriores a essa data. Eles foram orquestrados com várias ações desde o período eleitoral. E essa possibilidade de questionar o Silvinei é uma peça chave nesse xadrez da investigação”, afirmou Aliel. 

Novos depoimentosNo início da reunião, deputados e senadores aprovaram três requerimentos, para ouvir o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Marco Edson Gonçalves Dias; o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo da Cunha e o coronel Jean Lawand Júnior, que teve divulgadas conversas com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Nessas conversas, Lawand supostamente pedia ao então presidente que desse ordem para a deflagração de um golpe de estado.

O presidente da CPMI, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA) afirmou que será seguida, nos depoimentos, a ordem cronológica estabelecida pelo plano de trabalho da relatora.

Ele acrescentou que a primeira série de oitivas, antes do recesso previsto para julho, deve se concentrar nos episódios anteriores a 8 de janeiro.

Com Agência Câmara de Notícias

Prudentópolis
11º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
11º
Chuva
Guarapuava
11º
Chuvas esparsas
Curitiba
Neblina
Londrina
15º
Chuvas esparsas
União da Vitória
10º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires