Jogos da Juventude do Paraná concluem fase regional neste final de semana

22 de junho de 2023 às 14:37

Começa nesta sexta-feira (23) a segunda fase da etapa regional dos Jogos da Juventude (Jojups), que nesta edição reúnem 12 mil participantes, entre adolescentes, de 14 a 17 anos, e técnicos. As disputas seguem até domingo (25) e acontecem em 12 municípios-sede: Paranaguá, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Centenário do Sul, Astorga, Loanda, Ubiratã, Corbélia, Clevelândia, Irati, Marechal Cândido Rondon e Faxinal. Serão definidos os que seguem para a próxima etapa, a macrorregional, que ocorrerá de 17 e 20 de agosto.

Os Jojups são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, com apoio das prefeituras dos municípios-sede. A primeira fase da regional aconteceu entre os dias 01 e 04 de junho, envolvendo quatro modalidades coletivas: basquete, vôlei, handebol e futsal. Nesta segunda fase são disputadas as mesmas modalidades – somente na macrorregional é que será acrescida a disputa de vôlei de praia.

Segundo Agnaldo Luiz Baldo, supervisor estadual dos Jojups, a competição é um dos eventos esportivos mais importantes entre os jogos oficiais do Estado. “Os Jojups desempenham um papel fundamental no avanço da nossa política esportiva, pois reúnem adolescentes que estejam estudando em escolas do Paraná e têm alto nível técnico. Eles contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas esportivas”, afirma.

O número de participantes deste ano representa aumento de 33% em relação à edição anterior, com 9 mil. O número de equipes inscritas também subiu, de 597 para 794. O evento tem a participação direta de 285 municípios. Confira o regulamento da competição. Os resultados serão divulgados AQUI.

APLICATIVO – Os Jogos da Juventude estão entre os 11 promovidos pelo Governo do Estado e pode ser acompanhado pelo aplicativo Paraná Esporte, lançado na última semana. Os demais jogos são os de Aventura e Natureza, Escolares, Escolares-Bom de Bola, Abertos, Abertos Master, Abertos Paradesportivo, Bom de Bola, Combate, Universitários e Jogos da Integração do Idoso.

Desenvolvido pela secretaria estadual do Esporte e ampliado em parceria com a Ingá Digital, o app Paraná Esporte foi criado na plataforma de gestão esportiva SportApp. Ele permite visualizar os resultados dos jogos já finalizados e as parciais de jogos em andamento, além de informações como agendas, notas, locais e regulamentos. O aplicativo está disponível para download na App Store e Google Play.

(Matéria: AENPr*).

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
12º
Tempo nublado
Londrina
18º
Tempo nublado
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Portos do Paraná registram novo recorde histórico de movimentação mensal
  • Refis regularizou quase R$ 1 bilhão em débitos fiscais no Paraná desde abril
  • Paraná avança para ser 1º governo subnacional a adotar créditos de biodiversidade
  • Agências do Trabalhador iniciam a semana com 24,1 mil vagas, maior número do ano
  • PRF apreende cerca de 300 quilos de maconha em Guarapuava
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas