O Athletico contou com o talento do seu principal jogador para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (24), na Ligga Arena, o Furacão derrotou o Corinthians por 1×0, com gol de Vitor Roque.
O resultado recoloca o Rubro-Negro entre os primeiros colocados do Brasileirão e anima o time para os jogos decisivos da Libertadores e da Copa do Brasil.
Com um time diferente, com três zagueiros, o Athletico teve um primeiro tempo de amplo domínio e de criação de diversas chances, com três bolas na trave, mas apenas Vitor Roque colocou para dentro das redes.
Na etapa final, o Corinthians pressionou, mas levou pouco perigo ao gol de Bento. As mais de 30 mil pessoas presentes na Baixada assistiram a um bom jogo.
A próxima partida do Athletico é pela Copa Libertadores. Terça-feira (27), o Furacão recebe o Alianza Lima na Ligga Arena às 19h, precisando de uma vitória simples para garantir a primeira posição no grupo G. Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro volta a atuar no domingo (2), às 16h, contra o Palmeiras, também em seus domínios.
Já o Corinthians enfrenta o Liverpool na quarta (28), às 21h30, em Itaquera, tendo que vencer para se garantir no play-in da Copa Sul-Americana.
Wesley Carvalho surpreendeu na escalação, colocando três zagueiros e contando com a volta do Fernandinho. A ideia era fazer uma pressão fortíssima na saída de jogo, para o Athletico não deixar o Corinthians respirar.
E foi assim que o jogo começou, com Vitor Bueno acertando a trave e Erick obrigando Cássio a fazer um milagre. Era um time agressivo e que ficava muito mais dentro do campo de ataque. Mas que depois dos primeiros quinze minutos de alta voltagem, começou a sofrer com a marcação alvinegra.
O Athletico era eficiente na marcação, mas tinha um ponto frágil em Pedro Henrique, que tinha dificuldades na marcação de Róger Guedes e Yuri Alberto. E no ataque tinha o seu fenômeno.
Após a virada de jogo de Christian, Canobbio cabeceou para a área e Vitor Roque se antecipou a Cássio para abrir o placar. O resultado era justo pela presença ofensiva do Furacão – que persistiu, fazendo o goleiro do Corinthians operar um milagre no chute de Canobbio. E ainda teve a cabeçada de Vitor Roque, que bateu no travessão e na linha, mas não entrou.
Com Giuliano e Fábio Santos, o Corinthians tentou se reorganizar após o intervalo. E o Athletico ficou mais acuado, com os visitantes chegando com perigo.
Mesmo num momento mais complicado, Vitor Roque seguia sendo perigosíssimo, e quase fez o segundo após roubar da defesa. Wesley Carvalho resolveu mudar – tirou Fernandinho, preservado para a Libertadores, e Vitor Bueno para colocar Hugo Moura e Cuello.
Diferentemente da etapa inicial, o Athletico se desfazia muito rapidamente da bola, e isso permitia ao Corinthians esboçar uma pressão – que, na verdade, não gerava tantos lances. Arriagada e Madson entraram nos lugares de Vitor Roque e Khellven, num momento em que o Timão se postava dentro do campo de ataque. Mas o domínio territorial alvinegro ficou apenas nisso, e o Furacão se protegeu até o apito final.
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 12ª Rodada
ATHLETICO 1×0 CORINTHIANS
Athletico
Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven (Madson), Fernandinho (Hugo Moura), Erick, Christian e Vitor Bueno (Cuello); Canobbio (Terans) e Vitor Roque (Arriagada).
Técnico: Wesley Carvalho (interino)
Corinthians
Cássio; Bruno Méndez (Wesley), Gil, Caetano e Matheus Bidu (Fábio Santos); Maycon, Roni (Giuliano) e Ruan Oliveira (Matheus Araújo); Guilherme Biro (Pedro), Yuri Alberto e Róger Guedes.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Local: Ligga Arena
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correia Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto da Silva (Fifa-MG)
Gols: Vitor Roque 35 do 1º
Cartões amarelos: Fernandinho, Bento, Madson (CAP); Róger Guedes, Gil, Fábio Santos (COR)
Cartões vermelhos:
Renda: R$ 1.814.850,00
Público total: 30.144
Fonte Banda B