Encontro Nacional vai reunir tradicionalistas de vários estados em Irati

27 de junho de 2023 às 16:40

O Encontro Nacional 2023, evento aguardado por tradicionalistas de vários estados brasileiros, principalmente os da região Sul, está cada vez mais próximo, agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de julho, no CT Willy Laars, em Irati. São esperados participantes para provas artísticas, campeiras e esportivas, o que deve movimentar o município e sua economia.

O Encontro Nacional é formado por três eventos: o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART); o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati.

No último dia 20 de junho, celebrando os 30 dias que antecipam o evento, houve o ato simbólico de lançamento, onde representantes do CBTG, MTG-PR e o prefeito Jorge Derbli, representando a cidade sede, gravaram mensagens convidando a todos a participar do Nacional. Na última sexta-feira (23), os representantes também estiveram reunidos no CT Willy Laars para definir os últimos detalhes deste grande evento.

“O Nacional vai trazer pessoas de vários estados, que estarão hospedados na nossa cidade, comprando em nossas lojas, em nossos mercados, restaurantes, enfim, em todo o comércio. São todos bem-vindos a Irati”, destaca Derbli.

De acordo com levantamentos realizados pela Prefeitura, a procura por hospedagem é grande e já há dificuldades, por exemplo, em encontrar vagas em hotéis/pousadas de Irati e na região nos dias do evento.

O presidente do MTG-PR, José Haroldo, conta um pouco sobre a expectativa nesta reta final dos preparativos.

“Estamos acompanhado o trabalho de infraestrutura da Prefeitura de Irati, que está muito além do que imaginávamos. O município tem uma estrutura fantástica. Estamos organizando aqui o maior evento nacional de tradicionalismo de todos os tempos”, afirma.

José Haroldo ainda aproveitou para comentar sobre a organização e agradecer a parceria com a Prefeitura. “Os preparativos estão muito adiantados, tudo o que é necessário para o evento está praticamente finalizado. Sobre o trabalho da Prefeitura nós só temos que elogiar e agradecer pelo empenho em todos os sentidos”, aponta.

O presidente do CBTG, Roberto Basso, destacou que essa reta final é de extrema importância para acertar detalhes e assim realizar o evento da melhor forma possível. “Está sendo organizado um ótimo evento para todos que vierem visitar Irati e participar do Nacional, para que se sintam em casa. Estamos muito animados”, conta. “Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar a todos os tradicionalistas a participarem desse grande evento”, destaca.

Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, vindos de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, estão sendo organizados alojamentos em prédios públicos. “São mais de três mil pessoas que ficarão alojadas. Irati recebe todos com muito carinho. Nossa população é acolhedora e é um evento importante, em que o nosso município fica em evidência, evidenciando nossa cultura e colaborando com a economia local e regional”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Samanta dos Santos Ferreira.

O Encontro Nacional 2023 acontece na semana seguinte do Rodeio Crioulo de Irati, considerado o maior do Paraná, e que também recebe um grande público vindo de outras cidades.

(Matéria: Pref. de Irati*).

Prudentópolis
21º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Parcialmente nublado
União da Vitória
21º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra
  • Comemoração aos 118 anos de Prudentópolis terá Show Especial com Padre Ezequiel Dal Pozzo
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC