O Encontro Nacional 2023, evento aguardado por tradicionalistas de vários estados brasileiros, principalmente os da região Sul, está cada vez mais próximo, agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de julho, no CT Willy Laars, em Irati. São esperados participantes para provas artísticas, campeiras e esportivas, o que deve movimentar o município e sua economia.
O Encontro Nacional é formado por três eventos: o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART); o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati.
No último dia 20 de junho, celebrando os 30 dias que antecipam o evento, houve o ato simbólico de lançamento, onde representantes do CBTG, MTG-PR e o prefeito Jorge Derbli, representando a cidade sede, gravaram mensagens convidando a todos a participar do Nacional. Na última sexta-feira (23), os representantes também estiveram reunidos no CT Willy Laars para definir os últimos detalhes deste grande evento.
“O Nacional vai trazer pessoas de vários estados, que estarão hospedados na nossa cidade, comprando em nossas lojas, em nossos mercados, restaurantes, enfim, em todo o comércio. São todos bem-vindos a Irati”, destaca Derbli.
De acordo com levantamentos realizados pela Prefeitura, a procura por hospedagem é grande e já há dificuldades, por exemplo, em encontrar vagas em hotéis/pousadas de Irati e na região nos dias do evento.
O presidente do MTG-PR, José Haroldo, conta um pouco sobre a expectativa nesta reta final dos preparativos.
“Estamos acompanhado o trabalho de infraestrutura da Prefeitura de Irati, que está muito além do que imaginávamos. O município tem uma estrutura fantástica. Estamos organizando aqui o maior evento nacional de tradicionalismo de todos os tempos”, afirma.
José Haroldo ainda aproveitou para comentar sobre a organização e agradecer a parceria com a Prefeitura. “Os preparativos estão muito adiantados, tudo o que é necessário para o evento está praticamente finalizado. Sobre o trabalho da Prefeitura nós só temos que elogiar e agradecer pelo empenho em todos os sentidos”, aponta.
O presidente do CBTG, Roberto Basso, destacou que essa reta final é de extrema importância para acertar detalhes e assim realizar o evento da melhor forma possível. “Está sendo organizado um ótimo evento para todos que vierem visitar Irati e participar do Nacional, para que se sintam em casa. Estamos muito animados”, conta. “Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar a todos os tradicionalistas a participarem desse grande evento”, destaca.
Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, vindos de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, estão sendo organizados alojamentos em prédios públicos. “São mais de três mil pessoas que ficarão alojadas. Irati recebe todos com muito carinho. Nossa população é acolhedora e é um evento importante, em que o nosso município fica em evidência, evidenciando nossa cultura e colaborando com a economia local e regional”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Samanta dos Santos Ferreira.
O Encontro Nacional 2023 acontece na semana seguinte do Rodeio Crioulo de Irati, considerado o maior do Paraná, e que também recebe um grande público vindo de outras cidades.
(Matéria: Pref. de Irati*).