O Athletico perdeu para o Fortaleza por 1×0, na noite deste domingo (09), no Castelão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Furacão entrou em campo com um time misto, composto em grande parte por reservas, e não suportou a pressão do time cearense. Após muitos gols perdidos e grandes defesas de Bento, Yago Pikachu marcou já na reta final para dar a vitória ao Leão.
O resultado tirou o Athletico da parte de cima da tabela. O Furacão agora é o 11° colocado, com 20 pontos somados. O Fortaleza, por sua vez, saltou para a sétima posição, com 23 tentos.
O Rubro-Negro agora volta as suas atenções para o duelo decisivo da Copa do Brasil diante do Flamengo, na quarta-feira (12), às 21h30, na Ligga Arena. O Athletico precisa da vitória para pelo menos forçar a disputa por pênaltis.
O Fortaleza mostrou logo nos primeiros minutos que buscaria se impor dentro de seus domínios. A equipe cearense ficou mais com a bola, empurrou o Athletico para o seu campo de defesa e começou a empilhar finalizações.
Composto em grande parte por reservas, o Furacão apostou nos contra-ataques e também criou perigo, principalmente em lances pelo seu lado esquerdo. Foi assim que Alex Santana, de cabeça, desperdiçou uma ótima chance de abrir o placar aos 16 minutos.
A primeira etapa seguiu em ritmo intenso. O Fortaleza pressionou muito a saída de bola do Athletico, que, por sua vez, encontrou espaço para jogar quando quebrou a primeira linha. Aos 29′, Marinho exigiu boa defesa de Bento em uma bomba de fora da área.
A resposta veio em imediato. Em mais um grande contra-ataque, Cittadini tocou para Arriagada marcar, mas o atacante chegou a atrasado.
Antes do intervalo, o Furacão aumentou o seu volume de jogo e teve outras duas boas oportunidades, mas parou no goleiro João Ricardo.
Um dos nomes do primeiro tempo, Bento voltou a salvar o Athletico na volta do intervalo em finalização de Galhardo. Depois, em chute cara a cara de Marinho.
O Fortaleza se manteve presente no campo do Furacão e aumentou a pressão em cima dos paranaenses, com um bombardeio de chutes e várias reclamações de pênalti. No banco de reservas, Wesley Carvalho mostrou preocupação com sua equipe e com menos de 20 minutos já havia feito as cinco alterações.
Diferentemente do primeiro tempo, o Athletico teve pouca saída de trás na etapa final e começou apenas a suportar o ímpeto do Fortaleza, que acumulou chances perdidas. Bento seguiu salvando debaixo das traves, enquanto o Furacão não teve respostas.
De tanto persistir, o Leão foi premiado. Aos 38′, Pikachu escapou pela direita e desta vez não deu qualquer chance para o goleiro rubro-negro. Com pouco tempo restante, o Rubro-Negro seguiu pouco efetivo e não evitou a derrota: fim de jogo, 1×0.
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 14ª Rodada
FORTALEZA 1×0 ATHLETICO
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (José Welison) e Pochettino (Calebe); Marinho (Pikachu), Thiago Galhardo e Lucero (Guilherme).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Athletico
Bento; Kaíque Rocha, Matheus Felipe e Zé Ivaldo (Pedro Henrique); Khellven (Christian), Hugo Moura, Cittadini (Marcelo Cirino) e Vinicius Kauê (Lucas Esquivel); Cuello, Alex Santana e Arriagada (Willian Bigode).
Técnico: Matheus Carvalho (interino)
Local: Castelão (Fortaleza-CE)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Pikachu aos 38′ do 2°T
Cartões amarelos: Brítez, Marinho e Galhardo (FEC); Vinicius Kauê, Marcelo Cirini e Hugo Moura (CAP)
Fonte Banda B