Fazenda Escola da UEPG reduz emissão de 400 toneladas de carbono por safra

17 de julho de 2023 às 15:34

Antes das discussões climáticas serem protagonistas no século 21, a Fazenda Escola Capão da Onça da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fescon-UEPG) já atuava na vanguarda. Por meio de técnicas empregadas desde 1985, como o plantio direto, cuidado e preservação do solo, a instituição trabalha na redução da emissão de carbono no ar. O resultado é a contenção de 400 toneladas de carbono por safra verão/inverno, o que equivale a 1,4 tonelada de dióxido de carbono ou 400 mil litros de poluentes emitidos pela gasolina.

O plantio direto é uma técnica diferenciada de manejo do solo, que busca diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas. Na Fescon, a prática protege o solo, reduz a erosão e mantém uma maior concentração de nutrientes, o que retém a concentração de carbono dentro do solo. “As técnicas de cuidado e preservação do solo já existem há alguns anos dentro da Fazenda Escola. O que a gente vem fazendo hoje é o aperfeiçoamento dessas técnicas, conforme as tecnologias vão sendo desenvolvidas, até porque existe hoje um incentivo global, já estabelecido em vários países, a respeito do tema”, explica o coordenador da Fazenda Escola e professor de Agronomia na UEPG , Orcial Bortolotto.

A preocupação pela redução da emissão de carbono pelo ar é mundial. O elemento contribui para o chamado “efeito estufa”, que ocorre quando a radiação solar, na forma de ondas curtas, aquece a superfície terrestre e parte da radiação é refletida novamente na forma de calor.

Fonte: Governo do estado, Clique aqui.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo
  • Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
  • Mulheres paranaenses têm menos filhos e são mães mais tarde, aponta IBGE
  • Escolas de 11 cidades da região de Ponta Grossa recebem cartilhas sobre turismo
  • Mãe é mãe! Galinha enfrenta frio de -4,2ºC em São Mateus do Sul para proteger os filhotes