Unicentro ganha novos espaços para atendimento a mulheres e crianças em situação de risco

21 de julho de 2023 às 09:16

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) inaugurou nesta semana novos espaços para os atendimentos dos Núcleos de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) e Maria da Penha (Numape), no Campus Santa Cruz, em Guarapuava.

Agora eles funcionarão um ao lado do outro para acolher as mulheres, crianças e adolescentes que estão em situação de violência e buscam orientação jurídica e psicológica.

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destaca que os locais foram adaptados para garantir mais privacidade e conforto para quem busca o serviço.

“Hoje nós estamos entregando esses novos espaços, que são mais confortáveis e adequados para que as pessoas possam conversar com mais tranquilidade, com mais sigilo”, afirma.

Os núcleos tem mais salas para o atendimento individualizado nas áreas do Direito e Psicologia. Os espaços foram estruturados para receber quem procura orientações e meios para iniciar o processo ou denúncia relacionada à violência.

A adequação do espaço físico foi viabilizada com investimentos de R$ 220 mil da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF).

NUMAPE – O Numape desenvolve as atividades desde 2018 e já atendeu mais de 680 mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, na cidade de Guarapuava.

Atualmente, a equipe atua em cerca de 360 casos, com o objetivo de apoiar essas mulheres para que romper com o ciclo da violência e garantir seus direitos judicialmente.

Segundo a coordenadora estadual do Numape, Claudete Carvalho Canezin, o Núcleo é uma política pública que protege e oferece suporte para a mulher em situação de risco.

“A partir de uma indicação judicial, nós entramos em contato com a mulher que sofreu alguma agressão. Com a nossa abordagem, ela se sente mais acolhida, mais segura e mais confortável porque ela sabe que o Núcleo é da universidade, do Estado. Nós fazemos o processo de divórcio, solução de união, de guarda, de pensão, de partilha de bens”, explica Claudete.

NEDDIJ – O Neddij foi criado em 2006 com o objetivo de consolidar uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco.

Em Guarapuava, o núcleo já ajuizou mais de 2 mil processos e 329 ainda estão ativos. Trabalho que tem como intuito preservar os direitos de crianças e adolescentes para uma vida digna, com acesso pleno à moradia, alimentação, educação e lazer.

CONTRA O FEMINICÍDIO – A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) lançou recentemente a Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, que é mais uma ação de conscientização contra esse crime.

Uma das iniciativas da pasta é a caravana que está percorrendo o Paraná com participação em eventos e a promoção de debates sobre o tema. Nesta semana ela esteve em Guarapuava.

Para a secretária Leandre Dal Ponte, o trabalho desenvolvido pelo Estado e as universidades, por meio dos núcleos, apoia pessoas que necessitam de atendimento de maneira digna.

“O atendimento jurídico que é oferecido faz muita diferença para que elas possam se sentir amparadas pelas políticas públicas”, afirma.

“Eu entendo que a universidade tem um papel muito importante na construção de uma nova cultura. As instituições nos ajudam a levar o conhecimento para além da comunidade acadêmica e também para a sociedade. É um processo transformador, de mudança cultural”, complemento.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nicolau Matuchenez
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Marco Pidhorodecki aos 78 anos
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Noel Antunes dos Santos aos 70 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Celia Michalski aos 55 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Belmiro Freitas da Silva aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Catarina Maria Pontarolo.
  • Abertos à comunidade: Unicentro abre inscrições de cursos de Língua Ucraniana
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília