O dia 22 de julho traz saudade e recordações de boas memórias aos guarapuavanos. Há 10 anos, a cidade vivenciava um momento mágico, a neve chegou para embelezar as paisagens e trazer alegria para a região.
O fenômeno ocorreu em 22 de julho de 2013, por volta das 21 horas, de forma significativa na cidade. Essa não foi a primeira vez que a população pode ter essa experiência, também há registros de neve nas décadas de 60 e 70.
Contudo, a nevasca de 2013 repercutiu não só na região e estado, como também no Brasil. Jornais e programas de TV reproduziram imagens de parques e demais espaços da cidade cobertos pela camada branca de gelo, fato que acentuou o potencial turístico da cidade e colocou Guarapuava como uma opção para quem deseja aproveitar o inverno.
“Os guarapuavanos têm uma recordação muito legal desta data. Foi o contato de muitos com a neve que, até então, era contada somente como uma história por pais e avós.
Esse acontecimento, evidenciou o potencial turístico de Guarapuava para o país. Tornando a cidade uma opção para quem deseja aproveitar o inverno da região sul”, destacou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.
Para aqueles que puderam experienciar o ocorrido, a data é sinônimo de esperança de novas nevascas. Os moradores creem na repetição do fenômeno todos os anos com a chegada do inverno.
“O tempo está bem desregulado e o frio já está chegando. A neve do ano passado foi um show, para quem nunca viu foi um momento histórico.
É bom saber que não é preciso ir longe para ver algo tão maravilhoso acontecendo! Gostaria que nevasse de novo para poder aproveitar mais, curtir de uma forma diferente, como se fosse a última vez”, disse Andressa Chimiloski Lourenço, durante entrevista em 2014 ao portal G1 Paraná.
Já aqueles que não tiveram a oportunidade de ver de perto o fenômeno, acompanham o movimento que ganhou força nesta semana, o de guarapuavanos que estão relembrando o fato com fotos e vídeos da época nas redes sociais.
Seja na nostalgia em relembrar os momentos vividos em 2013 ou na esperança de reviver a nevasca em um futuro próximo, a data marca um momento histórico de Guarapuava.