Prudentópolis possuí uma geodiversidade privilegiada que traz consigo memórias fixadas em suas rochas, como, por exemplo, os fósseis encontrados na Pedreira da Formação Teresina, próximo à área urbana do município, na Vila Mariana.
No último sábado, dia 22 de Julho de 2023, a Secretaria Municipal de Turismo acompanhou o grupo de alunos de Geologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que fazia suas atividades de campo na pedreira da Vila Mariana.
Os professores, Renato Rodriguez Cabral Ramos, Claudio Limeira Mello e o Daniel Sedorko, todos especialistas na área da Geologia, ressaltam a importância do Projeto Geoparque Prudentópolis para promover a conservação, a educação, a cultura e o geoturismo em locais que tenham essa relevância científica na área da Geologia, pois, estes Geossítios contam a história da evolução do nosso Planeta Terra e posteriormente da humanidade.
Também estiveram presentes: Gil Francisco Piekarz (IAT), Paulo Roberto Alves de Ramos e Fábio Preisner Saraiva (Prefeitura Municipal).