O Coritiba foi goleado pelo Botafogo por 4×1, na tarde deste domingo (30), no Engenhão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alviverde competiu até onde deu, mas não resistiu à pressão e ao poderio ofensivo do líder da competição.
A derrota deixa o Coxa na ZR da Série A. Gustavo Sauer e Tiquinho Soares marcaram dois gols cada para o Alvinegro. Bruno Gomes, em grande estilo, descontou para os paranaenses.
Após um primeiro tempo de muito equilíbrio, o Coritiba voltou abaixo na etapa final e viu o Botafogo aproveitar os espaços e administrar o triunfo.
O resultado manteve o Alviverde na 18ª colocação, com 14 pontos, a um do primeiro time fora do Z-4, Goiás. Já o Botafogo segue absoluto na liderança, com 14 vitórias em 17 jogos. O Coxa volta a campo diante do RB Bragantino, no próximo domingo (06), às 18h30, no Couto Pereira.
O início do jogo deu a entender que seria uma longe tarde para o Coritiba. Logo aos dois minutos, Gustavo Sauer acertou um lindo chute de fora da área para colocar o Botafogo na frente.
Com uma estratégia de apostar nos contra-ataques, o Alviverde teria que mudar a sua postura. No entanto, o Coxa mostrou mais uma vez que está esbanjando confiança.
Aos 8′, Bruno Gomes viu Lucas Perri adiantado, deu um toque preciso por cima e marcou um gol de placa no Engenhão: 1×1 – apenas o segundo gol sofrido em casa pelo Glorioso.
O empate permitiu ao Coritiba dar a bola ao Botafogo e se posicionar no seu campo defensivo. Dentro de sua proposta o Alviverde mostrou eficiência para limitar os ataques dos mandantes e buscar bolas longas para acionar os seus homens de frente.
Bem na partida, o Coxa encaixou um contra-ataque mortal, que terminou com a assistência de Moreno para Robson. Entretanto, após revisão no VAR, o árbitro viu falta de Diogo Oliveira em Tche Tchê na origem do lance e anulou o gol.
A partida ficou ainda mais quente e os jogadores coxa-branca se revoltaram com a arbitragem. Pouco depois do lance polêmico, Tiquinho Soares subiu sozinho na área após escanteio, cabeceou e não perdoou: Alvinegro de novo na frente. Mas a tarde era mesmo de Gustavo Sauer. O atacante recebeu de Victor Sá, finalizou de primeira e contou com a colaboração de Gabriel para marcar o terceiro. Sob muitas reclamações do Coritiba, o juiz encerrou o primeiro tempo.
Na etapa final, os espaços apareceram com naturalidade ao Botafogo. E o líder do campeonato soube explorar. Muito rápido nas transições, os cariocas chegaram ao quarto gol mais uma vez com o artilheiro do Brasil, Tiquinho Soares.
O centroavante recebeu de Victor Sá e, de cabeça, colocou no cantinho de Gabriel: goleada no Rio de Janeiro. O jogo seguiu com controle total dos cariocas, que passaram a administrar o resultado.
Sem outras alternativas, o Coritiba precisou se abrir, o que deu ainda mais campo para o Botafogo jogar. O técnico Thiago Kosloski ainda aproveitou para promover estreias na equipe, colocando Maurício Garcez e Lucas Barbosa ao longo do segundo tempo.
Contudo, quem apareceu bem foi Gabriel, que fez grandes defesas e evitou um placar ainda mais elástico a favor dos donos da casa. Edu, aos 35′, perdeu grande chance de descontar para o Coxa após ficar cara a cara com Perri. E parou por aí: 4×1 Botafogo – primeira derrota alviverde nos últimos cinco jogos.
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 17ª Rodada
BOTAFOGO 4×1 CORITIBA
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa) e Eduardo (Lucas Fernandes); Gustavo Sauer (Segovinha), Victor Sá (Júnior Santos) e Tiquinho Soares (Janderson).
Técnico: Bruno Lage
Coritiba
Gabriel; Natanael (Diogo Batista), Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes (Lucas Barbosa), Matheus Bianqui (Fransérgio) e Andrey; Marcelino Moreno, Diogo Oliveira (Edu) e Robson (Maurício Garcez).
Técnico: Thiago Kosloski
Local: Nilton Santos (Rio de Janeiro)
Árbitro: Joao Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Gols: Gustavo Sauer aos 2′ do 1°T, Bruno Gomes aos 8′, Tiquinho Soares aos 36′, Gustavo Sauer aos 47′; Tiquinho Soares aos 5′ do 2°T
Cartões amarelos: Natanael, Robson, Bianqui (CFC); Eduardo (BOT)
Renda: R$ 2.274.415,00
Público total: 43.071 torcedores
Fonte Banda B