Estado abre inscrições para 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural

2 de agosto de 2023 às 16:16

A Coordenação do Patrimônio Cultural  (CPC), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), abriu as inscrições (aqui) para o 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural, que será realizado no dia 17 de agosto, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas a cem pessoas.

Destinado a estudantes, profissionais de arquitetura e engenharia, arqueólogos, geólogos e demais interessados, o evento vai reunir autoridades em patrimônio, preservação e bens tombados. A abertura será feita pela secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.

A CPC é o órgão público encarregado dos assuntos relativos ao patrimônio cultural material e imaterial do Paraná, concentrando pesquisa, cadastramento e ações técnicas no patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico, etnográfico, paisagístico e aos saberes e aos fazeres populares.

O evento terá palestras e debates correlatos às temáticas atuais do patrimônio estadual. A CPC está envolvida em várias ações em curso, como pesquisas em sítios arqueológicos, sobre os 150 anos da Estrada da Graciosa e a restauração do Colégio Estadual do Paraná, bem tombado considerado um ícone da arquitetura.

A programação do seminário traz a oportunidade da reflexão sobre o patrimônio e preservação por meio de insights e estudos de profissionais que atuam nessas áreas.

PROGRAMAÇÃO 

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura Oficial – Secretária da Cultura e demais autoridades

10h – “Cultura Paraná: missão e desafios” – arquiteta Luciana Casagrande Pereira Ferreira – secretária de Estado da Cultura do Paraná

10h45 – “Ser e ter: relações entre História, Memória e Patrimônio” – linguista Gissele Chapanski, diretora do Instituto Serendipe

14h- Ações Culturais – historiadora Mariah Fank e arquiteta e urbanista Lidiane Galvan – SESC/PR

14h45 – “Nosso Patrimônio: Região Metropolitana de Curitiba – arquiteta Letícia Nardi – Inspire-C Arquitetura

15h30 – Mesa-redonda “Patrimônio Kaingang” – professor Florêncio Rekayg Fernandes e liderança indígena Romancil Gentil Kretã

16h15 – Mesa-redonda “Canoa YgáMîri” – Geógrafo Almir Pontes Filho e Antr. Victor Hugo

Serviço:

1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural

17 de agosto, a partir das 9h

Auditório da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro

Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/VYQQsbuTMoc1mq568

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nicolau Matuchenez
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Marco Pidhorodecki aos 78 anos
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Noel Antunes dos Santos aos 70 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Celia Michalski aos 55 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Belmiro Freitas da Silva aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Catarina Maria Pontarolo.
  • Abertos à comunidade: Unicentro abre inscrições de cursos de Língua Ucraniana
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília