Em Turvo, professores e agentes de saúde recebem formação em saneamento ambiental

3 de agosto de 2023 às 14:07

Professores da rede municipal de ensino, agentes de saúde e agentes de combate a endemias de Turvo, no Centro do Estado, participaram no mês de julho de um curso de formação de Facilitadores em Saneamento. Promovido pela Sanepar em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o curso preparou os profissionais para se tornarem multiplicadores de informações relacionadas ao saneamento básico para a saúde das pessoas e o meio ambiente.

Foram capacitados 27 professores da rede municipal de ensino e 39 profissionais que atuam como agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

Além de aulas teóricas, a programação incluiu visitas técnicas à estação de tratamento de água e à nova estação de tratamento de esgoto de Turvo, guiadas pelos técnicos da Sanepar Clodoaldo José Marques e Jair Maurício dos Santos.

Segundo o agente de combate às endemias em Turvo Jefersson Luis Prado, o curso trouxe mais conhecimento sobre os sistemas de coleta e tratamento do esgoto e de tratamento e distribuição da água e impacto positivo para a saúde da população. “Além do trabalho que já fazemos, agora serão feitas orientações sobre a importância de consumir água tratada e a instalação correta no sistema de esgoto”, afirma Prado.

Professora na rede municipal de ensino, Maria de Lourdes Verhagen diz que o curso a ajudará muito nas abordagens em sala de aula. “Podemos tornar lúdicos e didático-pedagógicos os materiais que os profissionais da Sanepar compartilharam. O curso orienta orienta quanto ao Currículo Escolar que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), coloca em nosso planejamento muitos assuntos e conteúdos relacionados ao que foi abordado pelos técnicos da Sanepar”, destaca.

A pedagoga, que leciona há 32 anos, diz que é preciso conscientizar a população de seu papel social no processo. “O cuidado com o meu rio, a minha água, me faz ter noção de quão importante é o tratamento da água e o correto descarte dela, de quão importante é o saneamento, de que tanto se fala, e que é uma questão de condições de saúde e de melhoria na qualidade de vida”, acrescenta Maria de Lourdes.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João Kolitski aos 81 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nelson Tlumaski
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Terezinha Michalczyszyn Iwanciw aos 69 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do  Sr Pedro Klem aos 72 anos
  • É com pesar que o PAF  comunica o falecimento Izélia Krzywy Kraicz aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nadira Wapper Stempniak
  • Bruno e Marrone e Trio Parada Dura serão as atrações da XIV Festa Nacional do Feijão Preto
  • 4ª Novena em honra a São João Batista, foi celebrada em Prudentópolis
  • Novos projetos de lei visam criar 54 cargos na PM e 95 na Secretaria da Saúde
  • Irati realiza a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
  • Cresol gera R$ 2,6 bilhões em benefícios econômicos aos cooperados
  • Mega-Sena não tem acertador e prêmio acumula para R$ 90 milhões