Veado-catingueiro é devolvido à natureza após ação de veterinários do IAT

3 de agosto de 2023 às 14:24

O setor de Fauna do Instituto Água e Terra (IAT) devolveu nesta quarta-feira (2) um veado-catingueiro (Subulo guoazoubira) ao seu habitat natural. O animal, um adulto macho, foi resgatado quando estava perdido, na segunda-feira (31), por integrantes do Corpo de Bombeiros no bairro Itajacuru, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O veado foi encaminhado por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Colombo para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para exames, que não constataram fratura ou ferimento grave. Ainda assim, por precaução e pelo fato de o animal estar estressado, os veterinários optaram por deixá-lo internado por dois dias para observação em uma baia isolada.

“Por ser um animal extremamente estressado, que pode ir a óbito inclusive pelas alterações orgânicas causadas pelo estresse, foi optado por mantê-lo internado para observação. Como os ferimentos eram superficiais, sem riscos para a saúde do animal, conseguimos devolvê-lo à natureza”, afirmou a veterinária do Instituto Água e Terra, Fabiana Baggio. Por segurança do animal, o IAT não divulga o local de soltura.

CARACTERÍSTICAS – O veado-catingueiro é uma espécie de pequeno porte, possui o corpo menos robusto que o veado-mateiro, com grandes orelhas em proporção à cabeça, com as pontas arredondadas.

Com uma coloração que pode variar do marrom-acinzentada com garganta e região ventral esbranquiçada, os machos sexualmente ativos possuem chifres, já as fêmeas são normalmente mais claras. Podem pesar entre 11 e 30 quilos, medindo entre 91 e 104 centímetros de comprimento, e entre 35 e 65 centímetros de altura. São encontrados no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai.

Sua população está em declínio devido perda de habitat, atropelamentos e caça. No Brasil continua a ser a espécie mais abundante de veado.

Prudentópolis
19º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra