Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres contou com grande adesão em todo o Estado

4 de agosto de 2023 às 14:44

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres fez sua última parada nesta sexta-feira (4) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, com mais uma rodada de orientações e discussões sobre políticas públicas para mulheres.

A caravana, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que passou por dez cidades de diferentes regiões do Estado, teve como objetivo orientar gestores municipais sobre a importância da criação de estrutura de gestão próprias, como secretariais municipais, conselhos, fundos ou órgãos com foco em políticas públicas para mulheres.

Segundo o vice-governador Darci Piana, a ideia é apresentar as boas experiências do Governo do Estado para inspirar as administrações municipais. “A gente trabalha para garantir o espaço necessário às mulheres no nosso Estado. Nesta gestão foi criada a Secretaria da Mulher e o Banco da Mulher Paranaense, temos o trabalho com as Mulheres do Café e também as Patrulhas Maria da Penha. A participação da mulher em todos os segmentos é muito necessário para o equilíbrio da gestão”, disse.

“Nos reunimos para direcionar políticas públicas para as mulheres. Nós temos que pensar coletivamente em como colocar a mulher no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), e todos os instrumentos disponíveis nos municípios, no Estado e na União”, afirmou a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anfitriã do evento de encerramento.

O circuito itinerante também identificou quais cidades estão dispostas a criar novas estruturas a partir das orientações do Governo do Estado. Um estudo elaborado pelo Estado antes da caravana identificou que 13 municípios paranaenses possuem uma Secretaria da Mulher e outros quatro têm organismos específicos dedicados a estas políticas públicas. No total, 149 municípios possuíam um conselho municipal e 64 tinham fundo municipal dos Direitos da Mulher. A ideia, pós-caravana, é que esses números cresçam nos próximos meses.

Prudentópolis
24º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Parcialmente nublado
Curitiba
23º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Vendas do comércio varejista avançam 4% no Paraná no primeiro quadrimestre
  • Agepar promove consulta pública para convênios entre a entidade e municípios
  • O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler recebeu duas premiações em Brasília
  • Governo propõe criação de fundo para alavancar investimentos em infraestrutura
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos