Em uma semana, novo helicóptero da PRF faz 18 atendimentos pelo SUS no Paraná

8 de agosto de 2023 às 16:08

Sete anos após interrupção ocorrida em 2016, Polícia Rodoviária Federal retomou no dia 1º de agosto o serviço aeromédico na região de Curitiba

A Polícia Rodoviária Federal realizou, com o serviço aeromédico, 18 atendimentos a pessoas em situação de risco de vida, desde a retomada do serviço no dia 1º de Agosto. O serviço é prestado na Região Metropolitana de Curitiba, em apoio aos órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerando a primeira semana da retomada do atendimento nesta modalidade, a média de resgates é de mais de 2,5 ocorrências por dia. A equipe de resgate opera 12 horas por dia, realizando resgates e remoções de pacientes críticos, além de atender a outras necessidades emergenciais do sistema de saúde. Nestes primeiros dias, foram mais de 25 horas contínuas de vôo.

A PRF está operando em parceria com os demais órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, nesta primeira semana, realizou atendimento simultâneo, à vítimas de acidente de trânsito, com aeronave da Polícia Militar

HISTÓRICO
A PRF realizou o serviço no estado no período de 2006 a 2016, agilizando o atendimento de milhares de vítimas de acidentes e de outras situações de risco à vida. Desde então, o serviço estava suspenso.

EQUIPAMENTO
Será utilizada uma aeronave de asa rotativa (helicóptero), modelo Koala AW119, de fabricação italiana, adquirida pela PRF por R$ 30 milhões. Ela tem capacidade para o transporte de até oito pessoas (um piloto, um copiloto, um operador aerotático e outros cinco passageiros).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. Teófilo Okaranski aos 51 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Maletz 
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026