Ex-narrador esportivo Agostinho da Rosa morre aos 64 anos

9 de agosto de 2023 às 13:57

Agostinho da Rosa morreu por conta de complicações de um câncer (melanoma) na coluna e no cérebro. Na área profissional, Agostinho atuou 45 anos no ramo contábil e mais de 35 anos na área esportiva como narrador de jogos de futebol nas rádios de Irati e região/Texto de Rodrigo Zub

O técnico em contabilidade e narrador esportivo, Agostinho da Rosa, faleceu nesta quarta-feira em sua casa em Irati. Ele tinha 64 anos e morava no bairro Floresta.

A causa da morte foi um câncer (melanoma) na coluna e no cérebro, que havia sido diagnosticado recentemente.

O filho de Agostinho, Carlos Henrique da Rosa, que é contador, auditor e gerente operacional de grãos na Fazenda Xanadú, disse à Najuá que o pai faleceu menos de três semanas depois de receber o diagnóstico. “Ele ficou internado por duas semanas no hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, onde passou por uma cirurgia para colocar um dreno na cabeça. Depois disso foi liberado sábado passado e permaneceu em casa desde então. Teve complicações com o avanço da doença e anemia profunda e faleceu hoje em casa”, relatou Carlos.

Agostinho se formou em técnico em contabilidade em 1978 no Colégio São Vicente, em Irati. Atuou 45 anos no ramo e era um renomado contador em Irati, sua cidade natal.

Exerceu a contabilidade em seu escritório Aze Contábil. Mesmo com alguns problemas de saúde não abandonou sua atividade, exercendo sua profissão até o período em que descobriu o câncer. Em 2019, Agostinho realizou um transplante de fígado, mas desde então viveu uma vida sem complicações, conforme relato do filho Carlos.

Agostinho também era apaixonado por esporte e ficou conhecido no município pelas narrações de futebol. Trabalhou nas rádios Difusora, Vale do Mel e Najuá, em Irati, Copas Verdes, em Prudentópolis, e Alvorada, em Rebouças.

Somente na Difusora atuou mais de 20 anos. A sua última experiência na narração esportiva foi na Najuá, onde ingressou em 2011 e permaneceu por alguns anos. Trabalhou neste meio desde a década de 1980. O radialista e também narrador esportivo da Najuá, Ademar Bettes, trabalhou com ele quase 20 anos na Difusora. Ele relembra que o amigo tinha uma forma de fazer o giro do placar durante as transmissões esportivas da Najuá. “Najuá, emoção e vida no futebol”, era a forma como ele costumava dar a “deixa” para a participação de Ademar no estúdio da rádio.

Em 2017, Agostinho da Rosa foi homenageado pela secretaria de Esportes de Irati durante a Copa Imprensa de Futsal, que nesta edição recebeu o seu nome. O narrador esportivo esteve presente na final e participou da cerimônia de premiação, que consagrou o time da Wisa como campeão.

Agostinho da Rosa nasceu no dia 28 de agosto de 1958 e era natural de Irati. Ele deixou a esposa Zenilda, os filhos Carlos e Gilcarlos da Rosa, que é administrador, e também dois netos. Carlos e Gilcarlos pretendem dar prosseguimento ao seu legado contábil administrando o escritório do pai.

O velório de Agostinho está acontecendo na Capela Mortuária Santa Rita, em Irati. Já o sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, às 10 h, no Cemitério Municipal de Irati.

Texto de Rodrigo Zub

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
25º
Tempo limpo
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Nadir Lessi Stocki aos 55 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do senhor Augusto Stroscinski aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do senhor João Kreczkiuski Filho aos 47 anos de idade.
  • Comunicamos o falecimento do Senhor Hilário Chorobura aos 53 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Woichekoski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF  comunica o falecimento do senhor Hamilton Czui aos 76 anos de idade.
  • Colégio Alberto de Carvalho realiza caminhada para conscientizar a população sobre o suicídio
  • Com premiação de R$ 30 mil, Biblioteca Pública lança Prêmio Paraná de Literatura 2023
  • Grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná cumpre temporada na França
  • Sanepar promove nesta semana debate sobre construção da cidadania das minorias
  • Estado investe R$ 13,6 milhões na construção de barracões industriais de coleta seletiva
  • 17 de Outubro, às 10h, a prefeitura de Guarapuava promove o Leilão Público Eletrônico