Veículo inteligente traz mais agilidade na identificação de problemas urbanos em Guarapuava

9 de agosto de 2023 às 08:39

Em menos de um mês, o automóvel, equipado com recursos tecnológicos de última geração, mapeou diversos problemas urbanos nos bairros do município. Com a agilidade na identificação, a solução é realizada de forma mais rápida.

 

O veículo inteligente, criado pela startup Mapzer, trouxe mais facilidade e agilidade para as equipes de Guarapuava resolverem problemas urbanos do município. O automóvel se utiliza da inteligência artificial (IA) para mostrar pontos críticos ou indicar futuros problemas. Dentre as funções do veículo, estão a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, objetos e materiais em locais impróprios, bem como, o descarte irregular de lixo.

 

Conforme aponta um relatório das varreduras realizadas pelo automóvel, os índices de vegetação alta (2958), veículos irregulares (2027) e lixo irregular (1655) foram os mais encontrados. Há ainda material de construção em local impróprio (1593), sinalização irregular (1394), rachaduras no asfalto (1350), tampas de bueiros irregulares (679) e placas comerciais irregulares (561). Até mesmo animais (508) localizados pelas vias foram indicados pela varredura do veículo inteligente. Os bairros com maior índice de problemas encontrados foram o Boqueirão, com 1513 ocorrências detectadas, seguido do bairro Industrial, com 1428 e do bairro Vila Bela com 1186 ocorrências.

 

Em Guarapuava, os serviços do automóvel estão sendo usados pelas Secretarias de Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Trânsito e Transportes, Executiva e Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG). Cada uma das pastas utilizará o serviço de acordo com suas especificidades.

 

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o veículo auxilia principalmente na área de urbanismo do município, pois, conforme ressalta, por meio das vistorias realizadas pela IA é possível otimizar os serviços, porque todas as informações que chegam até a Secretaria são georreferenciadas.

 

Com a ajuda do veículo inteligente, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, também está otimizando o trabalho das equipes que, até então, realizavam a varredura pelos bairros de forma presencial e manual. Antes as equipes de monitoramento iam até os locais e identificavam os problemas para, somente depois, um grupo de trabalho realizarem as soluções. Hoje, a partir do relatório que contém fotos dos locais e mapas de rastreamento indicando quais os problemas em seus respectivos bairros, as equipes adequadas são encaminhadas para concluir o serviço.

 

Os buracos encontrados nas vias também são de responsabilidade da SURG. Segundo relatório, 602 buracos foram sinalizados pelo veículo e a Companhia já solucionou o problema.

 

Na área de trânsito, a utilização de recursos tecnológicos ajuda a encontrar os pontos da cidade onde a sinalização está deficitária, como destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos.

 

A tecnologia, que já está em funcionamento em diferentes regiões do País, contribui para o conceito de smart cities e traz mais funcionalidade para a gestão pública, que consegue direcionar esforços de maneira mais assertiva, além de contribuir para a melhoria de vida dos cidadãos.

 

Fonte: Prefeitura de Guarapuava.

Prudentópolis
10º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
10º
Parcialmente nublado
Curitiba
Neblina
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
10º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra