Com apoio do Estado, São Mateus do Sul ganha Centro de Convivência do Idoso

14 de agosto de 2023 às 16:52

O município de São Mateus do Sul ganhará nos próximos dias mais um importante equipamento para promover a inclusão social. Trata-se do Centro de Convivência do Idoso, já concluído e à espera apenas do aval técnico para ser inaugurado pela prefeitura.

A obra foi viabilizada com a liberação de R$ 1.722.902,41 pelo Governo do Estado, por meio Programa de Transferência Voluntária da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

De acordo com o secretário da pasta, Eduardo Pimentel, a conclusão dos trabalhos mostra a atenção do atual governo com todas as faixas da população.

“Assim como as crianças, as mulheres e os portadores de deficiência, os idosos precisam ser acolhidos, tratados com respeito e terem garantidas as condições para que tenham uma vida digna. É uma preocupação do governador Ratinho Junior e a Secid está engajada em dar sempre a melhor resposta”, afirmou.

De acordo com a prefeita Fernanda Garcia Sardanha, a nova estrutura resolverá uma carência do município. “São mais de 600 idosos em São Mateus que participam dos grupos de convivência, com atividades de fortalecimento de vínculos, saúde, atividade física e entretenimento, e não tínhamos nenhum espaço próprio para atender esse público”, disse.

O local irá abrigar uma série de atividades que já estão em preparação. “Há um planejamento em andamento, inclusive com a formação de parcerias para oferecer uma variedade de ações, como aulas de dança, atendimento à saúde e a realização de encontros. Será um espaço multiuso para receber a pessoa idosa”, destaca a prefeita.

A integração do idoso na comunidade, acrescenta ela, está entre os principais objetivos a serem alcançados. “O idoso precisa se identificar como o protagonista da sua história. Por outro lado, é importante reconhecer a história de cada um, na comunidade e na família.

A relação inter-relacional com a criança, com a família irá se fortalecer dentro do Centro do Idoso”, completou a prefeita, que é graduada em Assistência Social.

A unidade, na Rua Agenor Nascimento, 1.080, no Jardim Dona Hermínia, conta com terreno de 30 mil metros quadrados e área construída de 660 metros quadrados. Também tem sistema de prevenção de incêndio, paisagismo e equipamentos externos.

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
22º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Tempo limpo
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Vendas do comércio varejista avançam 4% no Paraná no primeiro quadrimestre
  • Agepar promove consulta pública para convênios entre a entidade e municípios
  • O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler recebeu duas premiações em Brasília
  • Governo propõe criação de fundo para alavancar investimentos em infraestrutura
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos