Estado vai protocolar no Ibama estudos atualizados sobre o traçado da Nova Ferroeste

17 de agosto de 2023 às 15:47

O Governo do Paraná vai protocolar nos próximos dias junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) as análises adicionais ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, que estão sendo elaboradas desde novembro de 2021 pela Coordenação do Plano Ferroviário Estadual. O documento contém mais de 700 páginas e detalha 27 melhorias no traçado original, seis no ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu e 21 no trecho entre Maracaju (MS) e Paranaguá.

As mudanças levam em consideração demandas das audiências públicas, de entidades setoriais e das prefeituras, que solicitaram adequações, como o aumento da distância entre o futuro trilho e áreas em desenvolvimento ou com fragmentos de mata nativa. Alguns exemplos são os municípios de Fernandes Pinheiro, Palmeira, Assis Chateaubriand e Guarapuava, onde o traçado foi desviado para evitar o corte de perobas, araucárias e imbuias de grande porte.

A Nova Ferroeste vai passar por 66 municípios, sendo 51 no Paraná, 8 no Mato Grosso do Sul.

As alterações também vão diminuir o impacto de desapropriações. Um exemplo é o caso da passagem em Guaraniaçu, perto de Cascavel, com a subtração de 43 domicílios que estavam na rota da estrada de ferro. Na proposta original, o empreendimento logístico, fundamental para a economia do Paraná no futuro, afetaria 2.655 propriedades. São sítios, fazendas, indústrias, comércios e residências. As mudanças permitiram uma diminuição de 19,5%, reduzindo o total para 2.473 propriedades.

Outra mudança é a redução de 21% na supressão de mata nativa em relação à proposta inicial, que já havia sido construída dentro de uma modelagem verde. O trecho de 55 quilômetros Serra do Mar, por exemplo, será construído a partir de túneis e viadutos para diminuir os impactos sobre a fauna e a flora.

Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, esse refinamento do projeto é algo natural do processo de licenciamento. “Tivemos alguns avanços bem importantes, como a menor supressão de mata nativa, que é algo que buscamos desde o início. Alguns ajustes de traçado também reduziram a interferência urbana, melhorando a convivência entre trem e cidades. Nós também promovemos a reposição de alguns canteiros de obras, que foram colocados em áreas mais interessantes, tanto do ponto de vista social quanto ambiental”, explicou.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
15º
Tempo nublado
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josafata Kulik Klosowski ” Mais conhecida como Nhunha”.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Jose Sidnei Plodowski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Aroldo Rodrigues De Souza.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Pedro Alexandre aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sra. Olga Onesko
  • Comunicamos o Falecimento do Sr. Airton Zenzeluk aos 65 anos.
  • Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas
  • Via Araucária estima fluxo de 302 mil veículos no feriado da Proclamação da República
  • Cresol conquista o pódio das melhores empresas para trabalhar no ranking GPTW Paraná
  • Uma aposta leva R$ 201 milhões da Mega-Sena acumulada; veja onde foi feito o jogo
  • Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhões
  • Projeto Justiça e Cidadania, foi desenvolvido nas escolas de Prudentópolis