Alunos de Castro vão conhecer espécies em extinção em visita ao zoológico de Curitiba

25 de agosto de 2023 às 14:28

Estudantes do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública de Castro, região dos Campos Gerais, vão trocar nesta segunda-feira (28) a sala de aula pelo zoológico de Curitiba. Os alunos vão conhecer de pertinho a família de muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides) — ou mono-carvoeiros que o zoo abriga.

A visita faz parte do projeto de Educação Ambiental que visa a conservação dos muriquis-do-sul, unindo esforços da Copel, do Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e de Castro, sendo executado pelo Instituto de Pesquisa Privado (Lactec).

“O objetivo é conscientizar e sensibilizar alunos e professores das regiões onde os monos vivem, como acontece em Castro, uma vez que essa é uma espécie ameaçada de extinção e contemplada em um Plano de Ação Nacional de proteção”, afirma a bióloga da Copel, Júlia Santos.

O projeto começou com a formação de professores, realizada em abril por profissionais do Lactec e da Prefeitura de Curitiba, e um desafio de desenhos para os estudantes. Os desenhos selecionados formaram um calendário que será lançado em 2024.

A população dos muriquis-do-sul é pequena e corre perigo de desaparecer. De acordo com a gerente de Meio Ambiente do Lactec, Michela Scupino, as ações de educação ambiental e monitoramento contribuem para a conservação da espécie, repercutindo em diferentes áreas.

Estima-se que existam aproximadamente 60 indivíduos na região foco do estudo. O número é resultado das pesquisas feitas pela equipe de Meio Ambiente do Lactec nos últimos anos, sendo um dado de grande importância para as pesquisas que são feitas visando a conservação do muriqui-do-sul.

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
14º
Parcialmente nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro recebem notebooks do Talento Tech
  • A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes da Unicentro reabriu as inscrições para as vagas de moradia estudantil em Irati.
  • Junho Laranja: Saúde alerta para riscos de queimaduras nas festas juninas
  • Conselho dos povos e comunidades tradicionais é eleito em conferência
  • Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia
  • IAT cria macrorregionais para intensificar o monitoramento de poluição atmosférica