Policiais penais do Sudoeste são capacitados para registrar boletins de ocorrência

31 de agosto de 2023 às 15:36

Policiais penais da regional de Francisco Beltrão passaram nesta semana por um curso para uso do sistema de Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), com informações integradas junto às polícias Civil e Militar. O objetivo é capacitar policiais da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) e das Cadeias Públicas de Capanema, Santo Antônio do Sudoeste, Palmas, Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão a utilizarem a ferramenta para registro de B.O.

Com a publicação da Resolução 461/2022, a Polícia Penal do Paraná está apta a acessar o sistema e tem competência para registrar as ocorrências no âmbito do Departamento de Polícia Penal do Paraná (PPPR), ou seja, nas unidades prisionais. Agora, os documentos podem ser encaminhados diretamente para inquérito da Polícia Judiciária. Antes, era necessário acionar outras forças de segurança para fazer o levantamento de informações e o registro do boletim.

Também cabia aos policiais penais o encaminhamento, com escolta, dos envolvidos em situações ocorridas nas unidades prisionais até uma delegacia da Polícia Civil para confecção de boletim, o que demandava tempo e efetivo policial.

De acordo com o diretor adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, o Departamento tem investido em sua própria autonomia, capacitando seus servidores para desempenhar todas as atribuições de polícia, o que inclui o registro de boletim de ocorrência.

O curso é organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), em parceria com o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Polícia Militar do Paraná e com a Polícia Civil. As aulas ocorreram no recém-inaugurado espaço de capacitação de servidores dentro da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.

O diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, destaca que esta nova atribuição dos policiais penais é um marco para a segurança pública.

O policial penal e instrutor do curso, Vilmar Wieczorkowski, explica que o objetivo é treinar os servidores da PPPR para atuarem como multiplicadores de conhecimento quanto ao sistema BOU, trazendo instrumentos necessários para dar suporte aos demais usuários sobre o correto uso das rotinas que compõem a ferramenta.

“Quando nós acumulamos informações para registros tardios de boletins de ocorrência, acabamos perdendo a riqueza de detalhes como, por exemplo, nos casos ocorridos no controle de acesso de visitas a pessoas privadas de liberdade. Muitas vezes, deixávamos para registrar flagrantes somente na delegacia, de forma coletiva, e as informações de cada caso acabavam por ser comuns entre eles. Agora, com os boletins sendo feitos no ambiente prisional, todo o processo torna-se mais ágil e com qualidade”, enfatiza o instrutor.

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
14º
Parcialmente nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro recebem notebooks do Talento Tech
  • A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes da Unicentro reabriu as inscrições para as vagas de moradia estudantil em Irati.
  • Junho Laranja: Saúde alerta para riscos de queimaduras nas festas juninas
  • Conselho dos povos e comunidades tradicionais é eleito em conferência
  • Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia
  • IAT cria macrorregionais para intensificar o monitoramento de poluição atmosférica