Alunos de escola municipal de Imbituva vivenciam um dia de circo na Unicentro

6 de setembro de 2023 às 16:48

Se ir a um circo já é algo especial para muitos, imagine poder aprender um malabarismo ou conseguir se pendurar no trapézio.

A emoção dessa experiência pode ser vivenciada pelos mais de 30 alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, de Imbituva, que foram na última sexta-feira (01) até o Pavilhão Didático do Câmpus Irati da Unicentro.

A atividade foi promovida pelo projeto de extensão “Circo em Contextos”, com a participação dos calouros de Educação Física que fazem a disciplina de “Práticas Corporais Circenses”. “A gente convida escolas que queiram trazer os alunos pra cá pra eles vivenciarem um dia no circo, no qual os nossos acadêmicos também podem aprimorar e expandir o que aprenderam na disciplina”, explica a professora Edina Camargo.

Integrante do “Circo em Contextos”, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, Cristina Andrade Filus, conta que o projeto de extensão começou em 2010, liderado pela professora Gláucia Kronbauer, e que foi por causa dele que a disciplina sobre atividades circenses passou a integrar a grade de Educação Física. “Ela começou a ser ofertada primeiro como optativa e, atualmente, a Unicentro é uma das poucas universidades do país que tem a disciplina de circo como obrigatória no currículo”, destaca.

Ainda sobre o projeto de extensão, Cristina detalha que a atuação se dá em três frentes. A primeira são as oficinas, que podem ser isoladas, como a realizada na semana passada com a escola de Imbituva, ou permanentes, que acontecem às terças e quartas-feiras, para turmas formadas por crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos. “Só no ano passado foram atendidos mais de 1700 alunos de escolas de Irati e região”, ressalta a mestranda. As demais frentes envolvem a capacitação de professores da rede de ensino básico e oficinas ministradas para os participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade, a UATI.

As oficinas têm em comum trabalharem com modalidades diversas do circo, com acrobacias aéreas e de solo, equilíbrios, atividades expressivas e rítmicas.

Para crianças como Ana Isabel Venâncio Ferreira e Camila Hadena Ostachevski, ambas com 8 anos, além de diversão, completar cada exercício representava um ato de superação. “Quando eu consegui fazer, eu me senti tipo incrível, sabe? Quando a gente consegue fazer as coisas, você acaba se sentindo muito bem”, enfatiza Camila. “Eu fiquei feliz.

Nunca tinha feito uma coisa assim e os professores são legais”, afirma Ana, que esteve pela primeira vez na Unicentro.

Ativ

Egressa da universidade e professora da Escola Municipal Santa Terezinha, Kamila Schutt salienta que essa é uma ação importante por propiciar que os alunos conheçam o espaço da instituição. “Eu já fui do projeto, já dei aula aqui no pavilhão.

A gente trazia também os alunos e sempre eles saem realizados daqui, saem com novas visões do circo e novas experiências”.

Para a professora Edina, a ação também reforça o papel social que precisa ser desempenhado junto à sociedade. “O ‘Circo em Contextos’ é um dos maiores projetos de extensão que existe na universidade e ele exemplifica realmente esse lugar da extensão, que mostra que tem que ter o envolvimento da universidade e dos alunos com a comunidade”, pontua a docente.

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
14º
Parcialmente nublado
Guarapuava
12º
Tempo limpo
Curitiba
16º
Tempo limpo
Londrina
24º
Parcialmente nublado
União da Vitória
13º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra