Em busca de novos investimentos, Piana visita duas das maiores empresas da China

12 de setembro de 2023 às 16:00

O vice-governador Darci Piana, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, se reuniram nesta terça-feira (12) em Pequim, na China, com representantes da AVIC International Beijing, uma das principais empresas globais de tecnologia aeroespacial e defesa, e da China Railway Construction Corporation Limited (CRCC), conglomerado especializado em infraestrutura. Os encontros estratégicos ocorreram dentro da missão internacional ao país asiático serviu para explorar oportunidades de cooperação.

A AVIC também tem investimentos nas áreas de infraestrutura, em especial aeroportos, indústria de cimento e logística de importação e exportação. Assim como outras empresas chinesas, ela tem interesse em diversificar suas atividades no Brasil, explorando áreas como infraestrutura e logística. A CRCC é uma empresa com atuação global e presença em 138 países, principalmente na África, e trabalha com foco em infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos, edifícios, saneamento, tratamento de água e energias renováveis.

Piana apresentou as oportunidades de investimento no Estado do Paraná em diversas áreas, destacando a expansão da infraestrutura rodoviária, com as novas concessões, que vão atrair mais de R$ 50 bilhões em novos investimentos ao Paraná nos próximos 30 anos; a construção da Nova Ferroeste, um corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros entre Paranaguá e Maracaju (MS), que está na fase de licenciamento; e o desenvolvimento da indústria de cimento.

No encontro com a CRCC, Piana também apresentou a intenção do Estado em implementar novas usinas de biogás a partir de dejetos de suínos, uma iniciativa que se alinha com os esforços de sustentabilidade e energias renováveis da empresa chinesa. “Com o RenovaPR e o Banco do Agricultor, programas que implementamos para acelerar os investimentos em energias renováveis, estamos transformando o cenário rural do Paraná. As usinas de biogás são fundamentais para o nosso crescimento e para a expansão da nossa produção”, complementou.

Agora, a Invest Paraná, agência de atração de investimentos vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, vai manter contato com as duas companhias. A CRCC anunciou que enviará uma equipe técnica ao Paraná em breve, a fim de aprofundar as discussões e avançar nos planos de investimento.

MISSÃO INTERNACIONAL – A missão internacional do Paraná na China começou em Xiamen, onde o Estado participou da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT), onde milhares de empresas, investidores e representantes governamentais de aproximadamente 90 países se reúnem anualmente para estabelecer novos laços comerciais, e do 1º Seminário de Cooperação Econômica e Comercial entre as províncias chinesas e os estados brasileiros, que busca aproximar empresas chinesas e brasileiras, que já mantêm uma grande relação comercial.

A agenda também teve uma reunião com representantes da Haian Group, a maior fabricante de pneus pesados da China, e com o Laboratório de Inovação Tan Kah Kee, centro especializado em pesquisas relacionadas ao armazenamento eficiente de energia, sistemas de baixo carbono e políticas energéticas. A comitiva agora está em Pequim, onde a agenda reúne encontros bilaterais com grandes empresas.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava