Força-tarefa do Paraná ajudou a encontrar vítima do ciclone extratropical no RS

12 de setembro de 2023 às 14:44

A força-tarefa do Paraná no Rio Grande do Sul encontrou nesta segunda-feira (11) mais uma vítima das enchentes que devastaram parte do estado vizinho. O corpo foi encontrado na cidade de Colinas, com a ajuda dos cães do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) que participam da Operação Vale do Taquari. Com isso, o número de mortes devido às consequências do ciclone extratropical chegou a 47.

O Governo do Paraná já enviou ao Rio Grande do Sul 63 bombeiros, 3 cães e um helicóptero para auxiliar nas missões de busca, salvamento e ajuda humanitária. Ao todo, 92 municípios gaúchos decretaram estado de calamidade pública em função dos graves danos à infraestrutura local causados pelos fortes ventos e pelas enchentes. Estão desabrigadas quase 5 mil pessoas e outras 20 mil seguem desalojadas. Os desaparecidos ainda são 46 – oito deles em Arroio do Meio, local que serve de base para o grupo de atuação dos bombeiros paranaenses.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná no Rio Grande do Sul seguem nesta terça-feira (12). Há preocupação com novas previsões de chuva no estado vizinho, que podem elevar mais uma vez o nível dos rios, ampliando os estragos. A atual fase da operação já é considerada complicada, uma vez que se concentra na busca por vítimas que estejam soterradas ou submersas.

Integrantes da Defesa Civil do Paraná também estão no estado vizinho. O objetivo é ajudar os municípios quanto à documentação necessária para validar o Estado de Calamidade Pública, necessária para acessar os recursos estaduais e federais.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997