MP cumpre ordens judiciais na Câmara de Araucária em investigação sobre abuso de poder político e uso da máquina pública para eleição do Conselho Tutelar

12 de setembro de 2023 às 08:42

Em Araucária, o Ministério Público do Paraná cumpriu nesta segunda-feira, 11 de setembro, quatro ordens de busca e apreensão na Câmara Municipal e na sede de um Conselho Tutelar da cidade, no âmbito de investigação sobre possíveis ilícitos relacionados às eleições para conselheiro tutelar.

Por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, que tem atribuição na área da Infância e Juventude, o MPPR apura notícias de abuso de poder político e uso indevido da máquina pública.

As eleições do Conselho Tutelar para a gestão 2024-2027 ocorrem em 1º de outubro em todo o país – todos os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral podem participar.

A Promotoria de Justiça iniciou em agosto investigação a respeito de possível compra de votos de eleitores por parte do presidente do Legislativo Municipal, que estaria agindo em benefício de candidato a conselheiro tutelar vinculado a ele, fazendo campanha na Câmara e organizando transporte de eleitores, o que é ilegal.

As ordens de busca e apreensão foram deferidas pelo Juízo da Vara de Infância e Juventude da comarca e executadas na sede do Conselho Tutelar Leste e no gabinete do vereador e da presidência da Câmara Municipal de Araucária pela equipe da 2ª PJ, com apoio das demais Promotorias da comarca, de oficiais de Justiça e de policiais militares.

Votação nacional – A eleição para Conselho Tutelar é conduzida pelos Municípios, com a participação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Paraná e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente.

O Ministério Público do Paraná acompanha o processo eleitoral por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente distribuídas em todas as comarcas do estado, atuando na fiscalização das eleições.

Qualquer notícia de possível ilegalidade relacionada ao pleito pode ser levada ao MPPR. Os contatos das Promotorias de Justiça podem ser encontrados no site www.mppr.mp.br ou neste link aqui.

Processo nº 0009495-69.2023.8.16.0025

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4469

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra