Valorização da vida: Detran Paraná inicia as atividades da Semana Nacional do Trânsito

18 de setembro de 2023 às 14:42

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) inicia nesta segunda-feira (18) as ações educativas da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. As atividades serão levadas em caravana para cinco regiões do Estado. O objetivo da SNT é a conscientização da sociedade sobre comportamentos que colocam em risco a vida de todos que utilizam as vias: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A campanha desenvolvida pelo Detran-PR, em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação, tem como tema este ano “Não seja um perigo no trânsito”. Os princípios do Sistema Seguro e Visão Zero, que tem como base a proposta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), são o foco deste ano.

A semana foi definida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. O tema estabelecido para 2023 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “No trânsito, escolha a vida”.

CAMPANHA  Na campanha do Detran-PR, a abordagem do Sistema Seguro reconhece que erros humanos são inevitáveis, mas busca criar um ambiente no qual esses erros não resultem em acidentes graves. Além disso, responsabiliza não apenas quem usa o sistema, mas compartilha a responsabilidade com quem gerencia, como projetistas, construtores e gerentes de infraestrutura.

Já a Visão Zero tem como intuito principal eliminar completamente as mortes e lesões graves no trânsito. Parte do princípio de que a perda de vidas no trânsito não é aceitável e que todas as mortes e lesões são evitáveis – acidentes ocorrerão, mas não podem resultar em mortes ou lesões graves.

Ambas as abordagens têm como foco garantir que os erros causados no trânsito não sejam fatais. De acordo com dados do Datasus, 90% dos acidentes no Brasil ocorrem por falha humana, que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto ou capacete, o uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.

ATIVIDADES – Este ano, a Escola Pública de Trânsito do Detran-PR fará a Caravana Detran-PR Educa, levando ações de educação para o trânsito para cinco regiões do Estado – Guarapuava (Central), Cascavel (Oeste), Umuarama (Noroeste), Londrina (Norte) e Curitiba.

A Educação para o Trânsito é desenvolvida por meio de atividades lúdicas como jogos de realidade virtual e roleta interativa. Também haverá palestras. Os assuntos abordados serão a importância do cinto de segurança, inclusive no banco de trás, a fragilidade do corpo humano com um simulador de capotamento, a vulnerabilidade do pedestre, ciclista e motociclista, além dos novos conceitos mundiais adotados pelo Brasil no que tange à segurança viária e mobilidade sustentável e segura.

Confira a programação AQUI e AQUI.

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
22º
Parcialmente nublado
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • 47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua
  • Marcha para Jesus em Guarapuava reuniu milhares de fiéis na Praça Cleve neste sábado (18)
  • Buscas complexas e casos marcantes: bombeiros do Paraná relatam atuação no RS
  • Casinhas feitas em penitenciária do Paraná vão ajudar a abrigar animais resgatados no RS
  • Protagonismo na educação: inscrições para o Aluno Monitor da rede estadual estão abertas
  • Paraná manda mais 30 caminhões-pipa para auxiliar o Rio Grande do Sul